top of page
  • @vitorcorrea13

Espera Marido (Nozinho)


Esta é uma receitinha que faz o maior sucesso aqui na região Oeste do Estado de Santa Catarina: Espera Marido. Um nome um tanto quanto tendencioso, mas que, dependendo da localidade, recebe uma outra denominação. Nozinho era como eu conhecia antes de vir morar aqui.

Como eu estou em processo de finalização de detalhes do meu novo site que, na realidade, será um Portal, o formato da transcrição das receitas será feito de forma diferente como pode ser visto a seguir. Copiei o passo a passo do site novo e espero que vocês testem o quanto antes!

Ingredientes

Para a Massa

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 5g de fermento biológico seco 30g de açúcar refinado 3/4 xícara (chá) de leite integral morno 1 gema 20g de manteiga em temperatura ambiente 1 pitada de sal 1 colher (sopa) de extrato de baunilha óleo vegetal o quanto baste para fritar

Para a Cobertura

2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro 2 colheres (sopa) de leite

Modo de Preparo

Da Massa 1 – Numa tigela, deposite toda a farinha de trigo e abra uma cavidade no centro. Deposite o fermento na cavidade, junte o açúcar e metade do leite aquecido. Misture bem até formar um creme e, em seguida, cubra essa mistura com a farinha de trigo das bordas da tigela. Quando um racho se formar na superfície da farinha é sinal de que o fermento já foi ativado, então prossiga a preparação.


2 – Junte o restante dos ingredientes e misture bem. Sove a massa por 15 minutos. Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você. Ao final do processo, deposite a massa numa tigela untada com óleo, cubra com plástico filme e deixe descansar por 1 hora ou até que triplique o volume.


3 – Passado o tempo, separe uma pequena porção da massa e, sobre uma bancada limpa e enfarinhada, enrole a massa como se estivesse fazendo um cordão de 15cm de comprimento. Quando a massa chegar no tamanho desejado, amarre como se estivesse fazendo um nó de cadarço e, em seguida, deposite o nozinho numa assadeira untada e enfarinhada.


4 – Repita o procedimento com o restante da massa , disponha os nozinhos na assadeira deixando um espaço entre eles e deixe descansar por 30 minutos. Quando tiver dado o tempo de crescimento, leve uma panela com óleo vegetal para aquecer.

5 – Frite até que fiquem douradinhos e, depois, deixe esfriar em cima de um papel toalha. Repita o procedimento com os demais.

Para a Calda 1 – Numa tigela, misture o açúcar com o leite.


2 – Após frios, mergulhe os pãezinhos na mistura e, em seguida, deposite-os sobre uma grade para secar. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page