top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Cremoso de Manga e Maracujá


Tá aqui outro bolinho pra lá de delicioso que eu preciso compartilhar com vocês! Ele é levemente doce e, de quebra, traz toda a acidez da geleia de manga com maracujá que eu já compartilhei aqui dias atrás... Se você gosta de bolos recheados, mas não curte aquele recheio extremamente doce, essa é a receita ideal pra você!

De maneira geral, é um bolo de preparo extremamente fácil que até quem não tem muitas habilidades culinarísticas vai tirar de letra. O recheio fica delicioso com geleias de outros sabores. O mesmo para a cobertura. Então, libera o monstro criativo que habita o seu interior e bora por a mão na massa!


Espero que gostem e que façam, pois vale a pena!

Para a Massa

Ingredientes

2 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento químico

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 1/4 xícaras (chá) de açúcar refinado

4 ovos

1 1/4 xícara (chá) de iogurte natural (sem açúcar)

1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180° C, unte três fôrmas redondas (11 cm de diâmetro ou duas de 21cm) de fundo com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e reserve.


2. Passe pela peneira a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e reserve.


3. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Adicione o iogurte e misture bem. Diminua a velocidade e junte os ingredientes peneirados aos poucos. A cada adição, bata apenas para misturar. Adicione o extrato de baunilha e dê mais uma misturadela.


4. Transfira a massa para as fôrmas e nivele a massa girando as fôrmas rapidamente sobre a mesa.


5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos antes de desenformar. Utilize uma grade para que o ar circule e o bolo esfrie por completo.


Para o Recheio

Ingredientes

1 manga madura 1 maracujá 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara 1/2 de xícara (chá) de água

Modo de Preparo

1. Coloque um pires no congelador - ele vai ser utilizado para verificar o ponto do cozimento da geleia. 2. Descasque e corte a polpa da manga em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando e amassando com a espátula para formar um purê. 3. Corte o topo dos maracujás e junte a polpa (com as sementes) ao purê de manga. Acrescente o açúcar e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 25 minutos, até engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo e laterais da panela. Para verificar o ponto coloque um pouco da geleia num dos cantos do pires e incline delicadamente: a geleia deve estar na consistência de gel, ela não pode escorrer líquida. 4. Com uma concha, transfira a geleia ainda quente para potes de vidro esterilizados, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche os potes com a geleia quente para formar vácuo.
(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=301172)

Para a Cobertura
Ingredientes
115 g de cream cheese
100g de manteiga em temperatura ambiente
1 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de polpa de maracujá

Modo de Preparo
1 - Bata o cream cheese com a manteiga até formar um creme fofo. Acrescente o açúcar, a polpa e misture para incorporar.

Para a Montagem
1 - Deposite a primeira banda de bolo no prato em que vai servir. Coloque uma generosa porção de geleia sobre o bolo e espalhe. Cubra o recheio com outra banda de bolo e, sobre ela, deposite mais um pouco da geleia. Coloque a última banda do bolo e decore com o creme de maracujá. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page