top of page
  • @vitorcorrea13

Quiche de Cebola Roxa com Alho Poró


Quer uma dica de prato super delicioso e que faz às vezes de refeição completa? Esta quiche aqui sabe, como ninguém, roubar a cena e, sem modéstia, cumpre o papel com louvor!


Poucas são as receitas que conseguem segurar a onda e dar saciedade. Esta aqui é uma dessas! Por isso, super recomendo!

A massa fica bem sequinha e crocante. O recheio dispensa comentários... Falo isso, pois bacon + alho poró é casamento perfeito!!! E ainda mais com cebolas... Nem se fala!


E como amigo que sou, entrego o passo a passo bem detalhadinho logo aqui após essa foto! Bora aprender?


Neste Ensaio:

-Fôrma: Oxford Porcelanas

- Talheres: Feirinha de Rua da Bolívia

- Pano de Prato: Feirinha de Bairro

Para a Massa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo 100 g de manteiga 1 colher (sopa) de óleo 1/2 xícara (chá) de agua gelada 1/2 colher (chá) de sal farinha de trigo para abrir a massa

Modo de Preparo

1. Separe uma fôrma de quiche de 20 cm de diâmetro. Corte a manteiga em cubinhos e reserve. Numa tigela, coloque a farinha, misture bem o sal e abra um buraco no centro. Junte o óleo, os cubinhos de manteiga e, com as mãos, misture até obter uma farofa grossa. Não misture muito (deixe alguns pedaços de manteiga à mostra). 2. Aos poucos, junte a água gelada. Amasse e acrescente água até conseguir formar uma bola. Embrulhe a bola de massa em filme e leve para gelar por 30 minutos. 3. Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta) e retire a massa da geladeira. Sobre uma superfície lisa, trabalhe um pouco a massa, apenas para que ela aqueça com o calor das mãos. Enfarinhe a superfície e abra a massa com o auxílio de um rolo. Transfira a massa a massa aberta para a fôrma e, com as mãos, modele a massa, retirando as sobras. 4. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha todo o fundo da fôrma com feijão, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Retire o papel-manteiga com os feijões. Com um garfo de sobremesa, fure o fundo da torta. Leve novamente ao forno e deixe assar por mais 10 minutos, até que fique ligeiramente dourada. Baixe a temperatura do forno para 180º e de continuidade à receita.

Para o Recheio
Ingredientes
1 xícara (chá) de leite integral
3 ovos
2 xícaras (chá) de queijo gruyére ralado
Noz moscada, Pimenta, sal a gosto
Tomilho para decorar
200g de bacon em cubos
3 cebolas roxas
1 talo de alho poró

Modo de Preparo
1. Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, junte o bacon e frite até dourar. Retire os cubos de bacon da panela e deposite-os sobre um papel toalha para remover o excesso de gordura. Reserve. Descasque a cebola e fatie em meias luas, fatie fino o talo de alho poró. Reserve algumas fatias da cebola para decorar.

2. Na mesma panela do bacon, deposite a cebola, o alho poró, tempere com um pouco de sal, baixe o fogo, e espere caramelizar. Mexa às vezes. Reserve.

3. Numa tigela, junte o leite, os ovos, o queijo, o sal, a noz moscada, a pimenta e misture bem.

4. Sobre a massa previamente assada, deposite as cebolas e o alho poró caramelizados. Sobre eles, coloque o creme.

5. Enfeite toda a borda da quiche com meias luas de cebola roxa. No centro, deposite uma rodela de cebola roxa. Leve para assar por, aproximadamente, 1 hora ou até que a quiche esteja douradinha. Finalize com ramos de tomilho fresco.

POSTS RECENTES
bottom of page