top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo de Laranja, Damasco e Castanha


E dá licença que tem bolo lindinho desfilando toda a sua gostosura e graciosidade em plena segundona! É bolo de laranja recheado com brigadeiro de damasco e coberto por um delicioso cobertor de castanhas. Tá pensando que é mole? Não é mole não... É macio e vai te fazer querer pular a dieta para a semana que vem! hahahaha

Bolo deliciosamente trabalhado nas texturas e nos sabores. Aquela receitinha que vai conquistar o seu coração, sabe? Sem falar da barriguinha...

E como a gente não gosta de perder tempo, bora aprender o passo a passo?! A receitinha é feita em algumas etapas, mas garanto que vale a pena, pois o sabor fica incrível e é um bolo digno de fazer bonito numa ocasião especial. Como vocês bem sabem, eu gosto de fazer em porções individuais, mas, por praticidade, nada impede de vocês fazerem o bolo inteiro e depois de pronto fazer as fatias... Fica a critério do cozinheiro, belê? Bora tentar?

Para o Bolo

Ingredientes

3/4 xícara (chá) de suco de laranja natural

1/2 xícara (chá de leite interal

2 ovos

1 colher (chá) de essência de laranja

1/2 xícara (chá) de óleo de girassol

2 xícaras (chá) de açúcar refinado

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

2 colheres (sopa) de amido de milho

Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte uma assadeira retangular de 30cm de comprimento com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e reserve. Numa tigela, misture o leite com o suco de laranja e reserve,


2 - Numa tigela grande, junte os ovos, o óleo, a essência de laranja, o açúcar e bata com o batedor de arame até formar um creme bem homogêneo. Adicione a mistura de leite com o suco e mexa mais um pouco.


3 - Vire a mistura numa tigela e então comece a peneirar os sólidos: trigo, fermento, bicarbonato, amido de milho. Misture os apenas para incorporar. Deposite a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 35 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.


4 - Espere esfriar por completo, faça pequenos quadrados de 7cm de comprimento e reserve.


Para o Recheio

Ingredientes

395g de leite condensado

60g de chocolate branco de qualidade

2 colheres (sopa) creme de leite

8 damascos picados


Modo de Preparo

1 - Numa panela média de fundo grosso, coloque o leite condensado, os damascos picados, o creme de leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone, até que a massa desgrude do fundo da panela. Adicione, então, o chocolate e mexa até que ele incorpore à massa.


2 - Quando atingir o ponto, desligue o fogo, espere o brigadeiro amornar e deposite-o num saco de confeitar para facilitar a deposição na hora de rechear os bolinhos. Reserve.


Para a Montagem e Cobertura

Ingredientes

300g de chocolate branco de qualidade

70g de castanhas trituradas grosseiramente

50g de chocolate amargo de qualidade


Modo de Preparo

1 - Com o bolo devidamente frio e cortado, divida cada bolinho ao meio para poder recheá-lo.


2 - Sobre uma grade, deposite a banda do bolinho, coloque o brigadeiro de damasco e tampe com a respectiva parte de cima. Repita o procedimento com todos os bolos.


3 - Quando todos os bolinhos estiverem devidamente recheados, pique o chocolate branco, deposite-o num bowl e leve para derreter no micro ondas por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja devidamente derretido. Se preferir, derreta o chocolate em banho maria sempre tomando cuidado para a água do banho não esteja em contato com a base da tigela.


4 - Quando todos os bolinhos estiverem respectivamente recheados, separe dois pratos: no centro de um deles deposite um copo que seja menor que o diâmetro do bolinho. Em seguida, coloque o bolinho em cima desse copo e vire uma generosa porção do chocolate derretido. Espalhe bem no topo do bolo de maneira que escorra pelas laterais. Com uma espátula, remova o excesso de chocolate e certifique-se de que todo o bolinho esteja completamente coberto. Então, leve o conjunto copo/bolinho para o outro prato e, com cuidado, deposite as castanhas picadas grosseiramente apenas nas laterais de maneira que ele fique com todos os lados coberta pelas castanhas. Feito isso, coloque o bolinho sobre uma grade para firmar. Repita o procedimento com os demais.


3 - Quando todos os bolinhos estiverem devidamente cobertos, pique o chocolate amargo, deposite-o num bowl e leve para derreter no micro ondas por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja devidamente derretido. Deposite o chocolate derretido num saco de confeitar, faça um pequeno furinho e faça movimentos de vai e vem em diagonal no topo de cada um dos bolinhos. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page