top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo de Milho com Goiabada Cascão


Eitaaaa que tem receitinha com cheiro e gosto de roça hoje! E não sei vocês, mas, pra mim, esse tipo de comida é o mais reconfortante! Comidinha com cheirinho de casa de vó, repleta de amor e de afeto... E eu não poderia deixar de compartilhar com vocês essa maravilha! De todas as receitas que já fiz de bolo de milho, com certeza, é a melhor! Massa úmida sem ser esfarelenta e doce na medida certa como deve ser... Pontos extras para a cobertura preparada com essa goiabada cascão fenomenal!

No último final de semana de março eu estive em São Paulo para um compromisso e tive o prazer de conhecer pessoalmente uma amiga virtual: a Luciana Oliveira ou, mais conhecida no instagram como @luoliveira7l. Aquela mineirinha fofa me presenteou com alguns quitutes da sua região e óbvio que eu quis utilizá-los em algumas das minhas preparações. Essa goiabada utilizada aqui na cobertura foi uma delas e vocês não fazem ideia do quão deliciosa é! Ela é feita artesanalmente por uma senhora lá da cidade da Lu e merece todo o reconhecimento por fazer um produto de extrema qualidade. Além desse, ainda ganhei uma peça de queijo maravilhosa que eu devorei com as fatias de goiabada, umas balas embaladas em palha e uma peça de antiguidade que eu quero colocar num lugar super especial, mas mostro em breve pra vocês...


A Lu é médica, mas, assim como eu, nas horas de folga, gosta de se enfiar na cozinha e depois fotografar. Quem ainda não a conhece, faço o convite para ir até o iG da moça, pois vale a pena! Fotos lindíssimas com comidas sensacionais!


Lu, muito obrigado por todo o carinho e atenção comigo! Foi um enorme prazer te conhecer pessoalmente e espero que esse nosso encontro possa se repetir inúmeras vezes! Então, Lu, dedico esta receita a você!

Bom, a receita não tem grandes segredos, porém a forma como ela é preparada é que faz a diferença. Ao incorporar o buttermilk nessa preparação, o bolo teve uma repaginada de significativa notoriedade. Façam e depois me contem o que acharam!

Para o Bolo

Ingredientes

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 xícaras (chá) de açúcar refinado

3 ovos

1e 1/2 xícara (chá) de farinha de milho

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite integral

1 colher (sopa) de suco de limão

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte com manteiga e forre com papel vegetal uma fôrma redonda de 23cm de diâmetro. Numa tigela, junte o leite com o suco de limão e deixe descansar até ficar talhado.


2 - Numa outra tigela, misture o trigo, a farinha de milho, o sal, o fermento e o bicarbonato.


3 - Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, e bata apenas para incorporar. Peneire os sólidos de uma vez e misture.


4 - Junte o leite talhado, mexa mais um pouco, distribua a massa na fôrma e leve para assar por, aproximadamente, 45 minutos. Esse tempo varia de forno para forno. Na dúvida, faça o teste do palito!


5 - Retire do forno, deixe esfriar em cima de uma grade.


Para a Cobertura

Ingredientes

150g de goiabada cascão

1/4 xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de licor de pêssego


Modo de Preparo

1 - Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que toda a goiabada esteja completamente derretida. Pode ser necessário acrescentar uma pouco mais de água nesse processo, por isso é importante ficar de olho.


2 - Se quiser uma textura mais homogênea, passe a goiabada, após derretida, pelo mixer.


3 - Distribua a calda sobre o bolo e espalhe com uma colher. Se quiser decorar, faça pequenas bolinhas com gotas de creme de leite. Depois, é só uni-las com auxílio de um palito de dente. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page