top of page
  • @vitorcorrea13

Panna Cotta de Doce de Leite


Eitaaaaa que tudo que é bom, a gente dá um jeito de melhorar ainda mais, né nón, amigos mamíferos?! E é o que acontece com essa receitinha aqui: uma deliciosa Panna Cotta de Doce de leite que eu já tratei de incrementar com uma calda de ameixa e vinho tinto e, de quebra, acrescentei um travesseirinho de chantilly perfumado. É ou não é de lamber os "beiço"??? hahahaha Por tudo isso, e mais um pouco, que eu resolvi compartilhar essa receitinha com vocês essa semana lá no Canal do Menu do Chef do Youtube...

O preparo é bem fácil, fácil mesmo! Porém, como tudo nessa vida, às vezes, encontramos obstáculos no caminho. E comigo não é diferente... O meu obstáculo nesse preparo foi o calor, amigos mamíferos!!! Vocês não sabem como estava quente no dia dessa gravação! O chantillly, mesmo... Quase desandou por causa das luzes... hahahaha, mas fiquem tranquilos, pois sempre dá certo! E assim... quando a gente grava, nem sempre conseguimos finalizar tudo com rapidez... Por exemplo, essa sobremesa aqui da foto meio que derreteu devido ao calor somado à demora... Mas, no fim, tudo deu certo! A deliciosidade é igualmente deliciosa, mesmo durinha como amolecida... hahahaha


Então, como sei que vocês são tão formigas quanto eu, soltem o dedo nervoso aqui no play do vídeo e compartilhem em todas as redes sociais, ok???


Beijão, galeris.


Para a Panna Cotta

Ingredientes

60mL de água

12g de gelatina em pó sem sabor

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

1 xícara (chá) de doce de leite

1 xícara (chá) de leite integral

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, coloque a água e, sobre ela, polvilhe a gelatina. Deixe hidratar por 5 minutos.


2 - Enquanto isso, deposite numa panela o leite, o creme de leite e leve ao fogo médio para amornar. Assim que a mistura estiver aquecida, deposite-a na tigela da gelatina hidratada e misture bem com um batedor de arame.


3 - Nesta etapa, acrescente o doce de leite e incorpore até formar uma mistura homogênea.


4 - Com auxílio de uma concha, distribua o líquido em copos (ou taças) até preencher, em torno, de 3/4 da altura do recipiente e leve à geladeira para firmar por 3 a 4 horas.


Para a Calda de Ameixa

Ingredientes

8 ameixas secas sem caroço picadas

1 colher (sopa) de açúcar refinado

1/4 xícara (chá) de água

1/4 xícara (chá) de vinho tinto

2 cravos

1 rama de canela em pau


Modo de Preparo

1 - Enquanto a panna cotta refrigera, leve uma panela ao fogo baixo com todos os ingredientes. Espere a calda engrossar e reduzir e desligue o fogo. Deixe esfriar por completo antes de depositar sobre a panna cotta.


Para o Chantilly Perfumado

Ingredientes

100g de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (sobremesa) de whisky


Modo de Preparo

1 - Bata o creme de leite fresco com o açúcar até atingir o ponto de chantilly. Junte o whisky e mexa para incorporar à mistura. Reserve.


Para a Montagem

Ingredientes

Lascas de coco in natura

Nibs de cacau para enfeitar


1 - Sobre cada panna cotta, deposite uma generosa porção da calda. Em cima da calda, coloque um colherada do chantilly perfumado e, sobre ele, junte umas lascas de côco. Finalize com nibs de cacau e sirva a seguir.





POSTS RECENTES
bottom of page