top of page
  • @vitorcorrea13

Frango Grelhado com Cuscuz de Couve Flor


Cansado de preparar o franguinho e a couve-flor sempre da mesma forma? Então, que tal se esse mesmo franguinho sem graça se tornasse um super frangão molhadinho e suculento e a sua couve-flor, ao invés de ser servida apenas cozida, aparecesse como um delicioso cuscuz super temperado??? Acredite, é possível e é mais fácil do que você imagina! A Rita Lobo ensinou essa receita no livro "Cozinha Prática" e, desde então, tem sido figurinha carimbada nos meus almoços...


Por vezes ficamos com preguiça de inovar e acabamos caindo na trivialidade. Mas, em se tratando de alimentação verdadeiramente saudável, a chave do sucesso é a VARIAÇÃO. Tanto dos ingredientes quanto da forma de preparo. E essa receita aqui ganhou meu coração, e meu estômago, por ser incrivelmente deliciosa e prática.


Sinto-me obrigado a compartilhar com vocês esta maravilha, pois ela dá um baita quebra galho para os dias corridos e, se você caprichar na apresentação ainda vai ganhar elogios extras... Vai por mim que é sucesso!


Então, se eu fosse você não pensaria duas vezes e já incluiria essa maravilha no cardápio da família, pois você merece!

PARA A SALMOURA

Ingredientes

2 filés de peito de frango 2 colheres (sopa) de sal 2 colheres (chá) de açúcar mascavo 2 colheres (chá) de páprica doce 1 folha de louro

Modo de Preparo

Numa tigela, misture os temperos e esfregue nos filés de frango. Junte a folha de louro e cubra os filés com água. Tampe e deixe descansar na geladeira por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o cuscuz.

PARA O CUSCUZ

Ingredientes

1 couve-flor média 1 colher (chá) de vinagre de vinho branco 1 dente de alho 2 colheres (sopa) de alcaparras (não coloquei) 1 colher (sopa) de azeite raspas de 1 limão-taiti sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Retire e reserve as folhas e talos da couve-flor para outra preparação. Para cortar a cabeça em floretes, vire de cabeça para baixo e vá cortando em metades, até formar pedaços de cerca de 3 cm de diâmetro. Lave esses floretes em água corrente e reserve. 2. Leve uma panela pequena com 1 litro de água ao fogo alto. Quando ferver, junte 1 colher (chá) de sal e o vinagre. Coloque os floretes para cozinhar por apenas 2 minutos, escorra e passe por água corrente para esfriar - esse método é chamado de branqueamento e serve para deixar as cores dos legumes mais vivas e dar um pré-cozimento. 3. Num processador de alimentos, bata os floretes e o alho até formar uma farofa grossa. 4. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue a couve-flor processada por 2 minutos. 5. Abaixe o fogo, misture as alcaparras (sem o líquido) e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos - a couve-flor deve ficar macia e úmida. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Desligue o fogo, misture as raspas de limão e transfira para um prato.

PARA GRELHAR O FRANGO

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Retire o frango da salmoura. Lave sob água corrente e seque bem os filés com um papel-toalha ou pano de prato limpo. 2. Aqueça a frigideira grande com o azeite em fogo médio e coloque os filés com a parte de baixo para cima (faça um filé de cada vez se a frigideira for pequena). Deixe dourar por cerca de 1 minuto - esse processo serve para selar a carne e manter a carne hidratada. 3. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos de cada lado - o fogo tem que estar baixo, do contrário os filé queima por fora e fica crú dentro. Antes de virar, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. 4. Desligue o fogo e transfira os filés para uma tábua. Corte cada um em fatias grossas, na diagonal. Sirva a seguir com o cuscuz de couve-flor.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300634)

POSTS RECENTES
bottom of page