top of page
  • @vitorcorrea13

Coxinha de Churros


Não me perguntem por que eu ainda não havia postado essa receita aqui, mas a verdade é que eu sempre faço essa receita, mas nunca consigo fotografar, pois sempre tem gente ao redor da cozinha "catando" as pobres coxinhas antes mesmo que eu tenha oportunidade de fotografá-las. Bom, o mais importante é que hoje eu estava com tempo de sobra, e estava sozinho em casa, por isso resolvi fazer e fotografar.

Como toda boa massa de churros, essa daqui leva uma quantidade considerável de manteiga. Porém, como ela já vai ser frita com o recheio no seu interior, eu aumentei a quantidade de farinha de trigo para a massa ficar um pouco mais firme que o normal. Mas isso é questão de gosto. Eu prefiro a massa com essa crostinha mais firme por fora e o interior bem cremoso.

Eu nunca fiz em quantidade que desse para congelar, então não saberia responder se dá pra fazer, e essa receita rende, em torno, de 12-15 coxinhas. Ela é muito prática e dá pra fazer ainda hoje!


Espero que vocês gostem e que façam! Ah, e não esqueçam de me marcar quando fizerem e postarem!

Ingredientes

3/4 xícara (chá) de água

80g de manteiga

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 pitada de sal

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo

1 ovo batido

Doce de leite para rechear

Óleo o quanto baste para fritar

Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo

1 - Numa panela, coloque a água, a manteiga, o açúcar, o extrato de baunilha e leve ao fogo médio até que toda a manteiga esteja completamente derretida.


2 - Junte, então, toda a farinha de trigo e mexa vigorosamente até que nenhuma bolinha de farinha de trigo esteja visível.


3 - Desligue o fogo e adicione o ovo previamente batido. Incorpore-o rapidamente para que não cozinhe e fique com um gosto desagradável. Deixe esfriar por completo antes de modelar.


4 - Faça uma pequena bolinha com a massa e a abra na palma da mão até ficar na espessura de 1 cm. No centro do círculo, adicione um porção de doce de leite e, em seguida, feche unindo todas as bordas e inicie a modelagem em formato de cone. Remova o excesso de massa e deposite a coxinha sobre um refratário. Repita o procedimento com os demais ingredientes. No final do processo, leve as coxinhas para a geladeira para descansar.


5 - Na hora de fritar, aqueça o óleo, deposite poucas unidades de coxinha por vez e retire da panela tão logo fiquem douradinhas. Deixe escorrer o excesso de óleo no papel toalha. Quando estiverem mornas, envolva as coxinhas numa mistura de açúcar com canela. Coma a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page