top of page
  • @vitorcorrea13

Cuca de Goiabada


E olha o lelé da cuca aparecendo por aqui novamente!!! Isso mesmo, amigos mamíferos!!! Cuca outra vez, porém essa daqui é muito especial por dois motivos... Primeiro porque era um dos sabores que eu mais comia quando era criança e segundo porque eu utilizei a MELHOR goiabada da vida que eu ganhei de presente de uma amiga fofa!

Já falei antes dessa amiga querida por aqui: é a Lu Oliveira do iG @luoliveira7l que é lá de Sete Lagoas em Minas. A Lu, dentre tantos outros mimos, me presenteou com a melhor goiabada que eu já comi na vida. Também já falei dela na receita do bolo de milho com cobertura de calda de goiabada. Porém, quando do nosso encontro, ao conversamos enlouquecidamente dentro do táxi, a Lu me confidenciou que faz uma receita de cuca de goiabada com ricota e eu, obviamente, lembrei da minha infância por conta daqueles sabores tão nostálgicos...

Por conta disso, preparei essa cuca e eu preciso compartilhar essa maravilha com vocês, pois é MUITO deliciosa! Eu derreto a goiabada até ficar completamente cremosa e, antes de colocar a densa camada de farofinha, faço um marmorizado com a goiabada e a massa como pode ser visto na fotografia acima!


Lu, te dedico essa receita! Queria muito que você estivesse aqui para comer alguns pedaços enquanto tomamos um bom café!

E como eu não tô resistindo a tanta fofura, vou por uma surra de fotos só pra deixar vocês morrendo de desejo!

A receitinha é super simples e é bem provável que vocês tenham todos os ingredientes em casa (com exceção da goiabada, mas ela é essencial para o sucesso da receita). E mesmo que você não tenha todos os ingredientes, já anota na lista do supermercado o item que está faltando, pois você precisa testar!!!

Eu tenho certeza de que vocês irão se apaixonar por essa maravilhosidade! É mais uma receitinha que eu trago da minha infância diretamente pra vocês... E então, bora tentar?

Para a Farofa

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de açúcar demerara

80g de manteiga sem sal

1 colher (café) de canela

Modo de Preparo

1 - Junte todos os ingredientes numa tigela e, com a ponta dos dedos, vá misturando até obter uma farofa grossa e úmida. Reserve.


Para a Massa e Recheio

Ingredientes

3 ovos

70g de manteiga em temperatura ambiente

1 1/2 xícara (chá) de açúcar

2 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite integral

1 colher (sopa) de coco ralado

1 colher (sopa) de fermento em pó

150g de goiabada cascão

1/4 xícara (chá) de água


Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180° C, unte uma fôrma retangular com manteiga, enfarinhe e reserve. Pique a goiabada, deposite-a numa panela, junte a água e leve ao fogo baixo, mexendo, até que toda a goiabada tenha derretido. Se houver necessidade, utilize um mixer para desfazer gruminhos e reserve.



2 - Numa tigela, deposite os ovos, o açúcar e bata até espumar. Nessa etapa, adicione a manteiga e bata até que nenhum pedacinho da manteiga esteja perceptível.


3 - Junte, então, a farinha de trigo e o leite, alternando as inserções com leves mexidas, apenas para incorporar os ingredientes. Coloque o fermento, o coco e dê mais uma mexida. A massa deve ficar mais firme para que a goiabada não afunde.


4 - Deposite a massa na assadeira, disponha colheradas da goiabada derretida espaçadamente sobre toda a massa. Feito isso, use uma faca para "misturar" levemente a goiabada com a massa como se estivesse marmorizando. Então, cubra com a farofa e leve para assar por, aproximadamente, 50 minutos ou até que a massa passe no teste do palito. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page