top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo de Atum


A dica de hoje é pra quem ama atum. Bolo de atum com preparo feito (quase que completamente) no liquidificador! Mais prático impossível!

Quem é que não gosta de comer um bolinho salgado de vez em quando? Aqui em casa sempre estou catando as sobras da geladeira para preparar algo delicioso. Esse bolo de atum aqui surgiu mais ou menos assim... Eu não tinha muita coisa em casa, era um final de semana de feriado, todos os supermercados estavam fechados, as conveniências também e eu não tinha sacado dinheiro, portanto não conseguiria pedir nenhum lanche. Até poderia usar o cartão, mas não tava afim de descer pra buscar a carteira que estava no carro. Enfim, fui dar uma fuçada na despensa e encontrei uma latinha de atum. Mas duas pessoas não se alimentariam de apenas uma latinha, não é mesmo? Foi aí que eu tive a ideia de preparar esse bolinho salgado. Deu super pra matar a nossa fome e se tornou um queridinho das visitas aqui de casa...

Bom, e como receita boa dispensa qualquer tipo de comentário, bora aprender o passo a passo dessa maravilhosidade? Espero que gostem e que façam, pois vale a pena!

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de óleo vegetal

3/4 xícara (chá) de leite integral

2 ovos

2 dentes de alho

3 colheres (sopa) queijo parmesão ralado

2 e 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (café) de sal

120g de atum defumado (sem o líquido)

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

1/2 xícara (chá) de ervilhas frescas congeladas

1 tomate sem sementes picado em cubos

Queijo parmesão ralado para polvilhar


Modo de Preparo

1 - Coloque o forno para pré aquecer a 180º C, unte uma fôrma retangular (30cm) com manteiga, salpique farinha de rosca e reserve. Junte no copo do liquidificador: o leite, o óleo, os ovos, os dentes de alho, o queijo, o sal e bata até que todos os ingredientes estejam bem homogeneizados.


2 - Passado esse tempo, junte a farinha de trigo, aos poucos, até obter uma massa bem homogênea.


3 - Despeje a massa numa tigela, misture o atum, as ervilhas, o tomate e, somente então, acrescente o fermento. Deposite a massa na fôrma e leve para assar por, aproximadamente, 40 minutos ou até que a superfície esteja completamente dourada e o bolo passe pelo teste do palito.


4 - Corte pequenos quadrados e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page