top of page
  • @vitorcorrea13

Sanduíche Italianinho


Aqui, se for pra fazer bonito, a gente põe a mão na massa! Literalmente... Neste incrível sanduíche italianinho (que assim carinhosamente eu chamei), o feitio vai desde o preparo do pão até o salame do recheio (MENTIRA!!!). O que importa é que tudo foi feito pensando nos sabores desse maravilhoso sanduíche. E o resultado fica, apenas, espetacular!

Pãozinho brioche com uma leve crostinha de farinha de milho, alface americano super crocante, maionese super temperada e salame italianinho. Sabores que casam perfeitamente e tornam este sanduíche um belo exemplar de quitute para preparar num happy hour com amigos e, até mesmo, para contemplar uma mesa de festa de aniversário.

Como tudo que é feito em casa, esta preparação requer um carinho especial no que diz respeito ao preparo da massa do pão. Contudo, todas as dicas que vocês precisam saber eu detalhei na receita, logo abaixo. Espero que vocês façam e que gostem o tanto quanto meus amigos e familiares gostam.

Para o Pão

Ingredientes

300g de farinha de trigo peneirada

50g de açúcar refinado

5g de sal

30g de fermento biológico fresco (2 tabletes)

3 ovos

170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 ovo

1 colher (sopa) de leite

Farinha de Milho para polvilhar (o quanto baste

Modo de Preparo

1 - Na tigela da batedeira, deposite os ovos, o açúcar, o sal, a farinha de trigo peneirada, o fermento biológico. Misture em velocidade baixa, com auxílio de um gancho para pães, todos esses ingredientes por 5 minutos.

2 - Quando a massa estiver bem homogênea, aumente a velocidade da batedeira para médio e junte a manteiga aos poucos. Eu pico a manteiga e deposito em cubos. Só acrescento mais quando toda a manteiga já depositada estiver incorporada à massa.


3 - Assim que toda a manteiga for incorporada, mantenha a velocidade média da batedeira e deixe que ela trabalhe por 15 minutos ou até que a massa fique completamente lisa e brilhante. Quando atingir esta etapa, desligue a batedeira, deposite a massa numa tigela, cubra com um pano limpo e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas para dobrar de volume.


4 - Após o período de descanso, retire a tigela da geladeira e, com as mãos, dê leves socos para remover as bolhas de ar que se formaram. Tampe novamente com a toalha limpa e retorne à geladeira para retornar a crescer. Deixe descansar por 1 hora.


5 - Após o período, ligue o forno para pré aquecer a 190°C, separe assadeiras e reserve. Faça pequenas bolinhas com as mãos e as deposite, espaçadamente, nas assadeiras. Quando todas as bolinhas estiverem devidamente acomodadas nas assadeiras, num bowl, quebre o ovo, junte o leite e misture. Em seguida, pincele a mistura em cima de cada pãozinho, polvilhe a farinha de milho e deixe crescer por 30 minutos.


6 - Ao final do crescimento, leve os pãezinhos para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que fiquem completamente douradinhos. Em seguida, retire-os do forno e os coloque sobre uma grade para esfriar por completo.


Para a Montagem

Ingredientes

200g de salame italiano fatiado

4 colheres (sopa) de maionese

1/4 xícara (chá) de cenoura ralada fino

1/4 xícara (chá) de pepino em conserva fatiado fino

Sal e Pimenta do reino moída na hora a gosto

Alface americano fatiado fino o quanto baste

80g de azeitonas sem caroço recheadas


Modo de Preparo

1 - Num bowl, junte a maionese, a cenoura, o pepino, tempere com sal, pimenta do reino, misture bem e reserve.


2 - Sobre uma tábua, parta o pão ao meio. Deposite um pouco da maionese temperada e, em cima dela, coloque uma porção de alface fatiada fino. Em cima do alface, deposite uma fatia de salame fatiado, cubra-a com o topo do pão.


3 - Espete a azeitona num palito de dente e, feito isso, a deposite no centro do pão. repita o procedimento com todos os outros pãezinhos. Sirva a seguir e delicie-se!

POSTS RECENTES
bottom of page