top of page
  • @vitorcorrea13

Cuquinha de Doce de Leite


Já falei inúmeras vezes aqui o quanto eu sou fanático por cuca. Nesta versão aqui, eu não acrescentei fruta e, de quebra, fiz em porções individuais pra distribuir pros amigos que encontrei na rua enquanto ia para os meus compromissos. Tenho certeza de que consegui tornar o dia de algumas pessoas mais doce... Também pudera né... Quem é que não gostaria de ser presenteado com esse pequeno pacotinho delicioso?

A minha cuquinha ficou show de bola! O recheio de doce de leite feito em casa a partir do cozimento do leite condensado (aquele que a mulher tá segurando a lata na cabeça, é só o que eu uso!), é um espetáculo a parte e não é exageradamente doce... E é por isso que eu acho importante utilizar ingredientes de determinadas marcas...

Pra quem não quiser fazer na versão miniatura, basta dobrar a receita pra conseguir preencher uma fôrma. Fica igualmente delicioso, porém eu acho muito mais convidativo servir individualmente...

A minha única dica é tomar cuidado para não preencher mais que a metade da forminha, pois, do contrário, vai extravasar...

E se você também é fã desse tipo de bolinho já cola na receita que eu tenho certeza de vocês vão se apaixonar! Afinal, mais fácil que isso, só dois disso! Bora tentar?

Para a Farofa

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de açúcar refinado

40g de manteiga sem sal

Modo de Preparo

1 - Junte todos os ingredientes numa tigela e, com a ponta dos dedos, vá misturando até obter uma farofa grossa e úmida. Reserve.


Para a Massa e Recheio

Ingredientes

1 ovo

50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

3/4 xícara (chá) de açúcar demerara

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de leite

1 colher (chá) de fermento em pó

Doce de Leite a gosto


Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180° C, distribua forminhas de papel dentro de uma assadeira de cupcakes e reserve. Numa tigela, deposite o ovo, o açúcar e bata até espumar. Nessa etapa, adicione a manteiga e bata até que nenhum pedacinho da manteiga esteja perceptível.


2 - Junte, então, a farinha de trigo e o leite, alternando as inserções com leves mexidas, apenas para incorporar os ingredientes. Coloque o fermento e dê mais uma mexida. A massa deve ficar mais firme para que o doce de leite não afunde. Deposite a massa nas forminhas de papel até a metade, disponha pequenas quantidade de doce de leite sobre toda a massa. Cubra com a farofa e leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que a massa passe no teste do palito. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page