top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo de Baunilha com Gotas de Chocolate


E tem mais receitinha super simples e deliciosa para matar aquele desejo de comer um bolinho no meio da tarde. E a receitinha da vez é a desse maravilhoso bolo de baunilha com gotas de chocolate ao leite. Uma ótima pedida para o dia de hoje, que tal?!

A base do bolo é praticamente a mesma dos bolos do método cremoso. O que diferencia é a proporção dos ingredientes e o acréscimo de extrato de baunilha e das gotas de chocolate. Óbvio que o bolinho fica delicioso sem as gotas, mas, como a gente é bem do formiga, a gente coloca essas delícias por motivos óbvios de "porque sim"... hahahaha


Como você poderá ver a seguir, a receita é super fácil e não necessita de grandes esforços. Basta uma grande pitada de amor e pronto! O sucesso é garantido! Bora tentar?

Para o Bolo

Ingredientes

170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 e 3/4 xícara (chá) de açúcar demerara

2 ovos

2 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo

3/4 xícara (chá) de leite integral

1 colher (sopa) de suco de limão

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de extrato de baunilha

100g de chocolate ao leite em gotas

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte com manteiga e forre com papel vegetal uma fôrma redonda de 21cm de diâmetro. Numa tigela, junte o leite com o suco de limão e deixe descansar até ficar talhado.


2 - Numa outra tigela, misture o trigo, o fermento e o bicarbonato.


3 - Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, e bata apenas para incorporar. Acrescente os sólidos de uma vez e misture. Adicione o extrato de baunilha, as gotas de chocolate e misture.


4 - Junte o leite talhado, mexa mais um pouco, distribua a massa nas fôrma e leve para assar por, aproximadamente, 45 minutos. Esse tempo varia de forno para forno. Na dúvida, faça o teste do palito!


5 - Retire do forno, deixe esfriar em cima de uma grade.


Para a Cobertura e Decoração

Ingredientes

100g de chocolate ao leite

2 colheres (sopa) de creme de leite gelado

Chocolate granulado


Modo de Preparo

1 - Num bowl, coloque o chocolate e leve ao micro ondas para derreter por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate tenha sido derretido.


2 - Feito isso, adicione o creme de leite gelado e misture vigorosamente até formar um creme bem liso e homogêneo.


3 - Cubra todo o topo do bolo com a ganache e espalhe com auxílio de uma colher. Com cuidado, distribua o chocolate granulado ao longo de toda a circunferência do bolo. Sirva a seguir e delicie-se!

POSTS RECENTES
bottom of page