top of page
  • @vitorcorrea13

Salada de Alho Poró, Pepino e Tomate Cereja


Tá aqui outra receitinha que me surpreendeu, e muito, por conta de toda a riqueza de sabores e de texturas: salada de alho poró com pepino e tomate cereja.


Eu já tinha visto várias receitas que levavam o alho poró, mas nunca pensei em utilizá-lo assim na sua versão mais crua, literalmente falando. O resultado não poderia ter sido melhor! A marinada faz com que a acidez do limão suavize o sabor do alho. Só fazendo pra entender do que eu estou falando!


Essa receitinha aqui é outro tesouro tirado do mais recente livro da Rita Lobo entitulado "O Que Tem Na Geladeira". Já falei pra vocês e não me canso de repetir: esse é um livro investimento que vale a pena se ter em casa! Ele é, praticamente, um compêndio de receitas para aprender a variar as preparações dos mais variados tipos de ingredientes.

Essa saladinha super combinada com todos os tipos de carnes e vai bem até sozinha. Já repeti algumas vezes e, uma das minhas combinações favoritas, foi com sashimi de salmão. Fica espetacular! Dá pra incrementar com um pouquinho de shoyo... Dica valiosa!

Bom, quando testarem, me digam o que acharam! Beijão.

Ingredientes

2 talos de alho poró

1/2 xícara (chá) de tomate cereja

1 pepino

2 ramos de coentro

caldo de 1 limão

3 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1 - Lave e seque bem os alhos-porós. Corte e descarte a ponta com a raiz e reserve as folhas para outra receita. Corte os talos ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em fatias finas, também no comprimento. Transfira para uma tigela média e regue com o caldo do limão e o azeite. Tempere com sal e pimenta do reino e misture bem. Deixe o alho poró marinando. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.


2 - Lave e seque o pepino, os tomates e as folhas de coentro. Corte o pepino ao meio no sentido do comprimento, retire o miolo com uma colher e corte as metades em meias-luas finas. Corte os tomates ao meio, no sentido do comprimento.


3 - Misture os legumes picados com o alho poró e as folhas de coentro e sirva a seguir.

(Receita da apresentadora Rita Lobo presente no livro "O Que Tem Na Geladeira", pág. 51)

POSTS RECENTES
bottom of page