top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo de Morango com Suspiro


Dias atrás recebi os vizinhos aqui em casa para um café da tarde gostoso regado a boa conversa e com muita comida, obviamente. Um dos quitutes que eu preparei para recepcioná-los foi esse delicioso bolo de morango com suspiro.

Antes de eles chegarem eu tentei tirar algumas fotinhos, mas já estava escurecendo então não consegui muita coisa... Enfim, o bolo em si é uma gostosura sem mistura. A massa conta com um ingrediente todo especial: sementes de fava de baunilha. O chantilly que abraça os morangos e suspiros do recheio também conta com uma camada extra de sabor: o creme de avelã.

Esse foi um dos bolos mais gostosos que eu já preparei nos últimos tempos. Pra quem gosta da combinação de morango com qualquer coisa, essa aqui é uma ótima dica! Bora ver como é fácil?

Para o Bolo

Ingredientes

120g manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 xícaras (chá) de açúcar refinado

2 ovos em temperatura ambiente

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

170g de iogurte natural

1 fava de baunilha

Modo de Preparo

1 - Preaqueça o forno a 180ºC, unte duas fôrmas redondas de 17cm de diâmetro com manteiga, forre com papel vegetal e reserve. Numa tigela, passe pela peneira a farinha, o fermento, o bicarbonato e reserve.


3 - Na batedeira, bata a manteiga até formar um creme esbranquiçado e fofo. Adicione, então, o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o iogurte. A cada adição, bata apenas para misturar. Adicione as sementes da fava de baunilha e misture.


4 - Desligue a batedeira, deposite a massa nas fôrmas e leve-as para assar em forno pre aquecido por, aproximadamente, 25 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.


Para os Morangos com Chocolate

Ingredientes

15 morangos limpos

60g de chocolate em gotas 54% cacau


Modo de Preparo

1 - Separe uma assadeira retangular, forre-a com papel vegetal e reserve. Limpe os morangos com cuidado e reserve.


2 - Num bowl, deposite o chocolate e leve para derreter no micro ondas por 30 segundos. Se houver necessidade repita o procedimento até que todo o chocolate esteja devidamente derretido.


3 - A seguir, mergulhe o morango no chocolate de maneira que cubra 2/3 do tamanho do mesmo. Deposite-o sobre a assadeira forrada e repita o procedimento com os demais. Deixe o chocolate tomar presa.


Para o Recheio e Cobertura

Ingredientes

300g de creme de leite fresco (nata)

3 colheres (sopa) de açúcar refinado

1 colher (chá) de extrato de baunilha

50g de creme de avelã

100g de morangos picados


Modo de Preparo

1 - Lave, descarte as folhas, pique os morangos em cubinhos e reserve.


2 - Na tigela da batedeira, deposite o creme de leite fresco, o açúcar e bata até obter ponto de chantilly. Cuidado para não bater muito, pois pode virar manteiga. Adicione o extrato de baunilha e o incorpore.


3 - Feito isso, separe um saco de confeitar com um bico bonito. Deposite o chantilly no saco alternando colheradas do chantilly com o creme de avelã. Na hora de confeitar, os cremes se misturam e garantem um efeito muito bonito. Reserve.


Para a Montagem

Ingredientes

50g de suspiro

Morangos


Modo de Preparo

1 - Deposite a primeira banda do bolo sobre o prato em que irá servir. Em seguida, cubra o bolo com o recheio e, sobre ele, distribua os morangos picados. Finalize essa etapa quebrando os suspiros sobre os morangos.


2 - A seguir, deposite a segunda banda de bolo sobre o recheio. Com cuidado, cubra todo o bolo com o chantilly. Finalize a decoração do topo do bolo distribuindo os morangos cobertos com chocolate, morangos limpos e suspiros. Sirva a seguir.


Atenção: Bolos a base de manteiga devem ser retirados da geladeira com certa antecedência antes de servir.



POSTS RECENTES
bottom of page