top of page
  • @vitorcorrea13

Pão Integral Clássico


Já fazia algum tempinho que eu não preparava meu próprio pão em casa. E, amigos, como é gostoso sentir o cheirinho de pão quentinho tomando conta da casa! É algo que só quem já teve a casa tomada por esse cheirinho inebriante saberia entender...


Bom, em meio ao caos que está a minha vida essa semana por conta da finalização do meu novo Portal (que vai atrasar mais uns dias devido a um problema técnico na programação do servidor), resolvi desestressar ao fazer pão caseiro. E não é qualquer pão não. É o pão!

Massa leve, super fofa e com um aroma de fazer salivar a quilômetros de distância tamanha a deliciosidade da receita. Se eu fosse você já anotava correndo a receita e iria pra cozinha preparar agora mesmo!

Ingredientes

250g de farinha de trigo

250 de farinha de trigo integral

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de óleo de coco

5g de fermento biológico seco

325mL de água morna

1 colher (sopa) de leite em pó

1 colher (chá) de sal

2 ovos

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, coloque os trigos, abra uma cavidade no centro, adicione o fermento, o açúcar, junte 100mL da água, faça um mingau e cubra essa misturinha com o restante do trigo da tigela. Assim que a farinha rachar e o fermento transbordar dê continuidade à receita.


2 - Junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite o óleo de coco, os ovos, o leite em pó, o sal, o restante da água e, com a ponta dos dedos, comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por 20 minutos, se houver necessidade, junte um pouco mais de farinha de trigo.

***Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.

Cuidado para não acrescentar farinha em excesso durante o manuseio da massa. Trabalhe bastante com movimentos rápidos. A farinha de trigo integral absorve muita água. É só ter um pouco de paciência.


3 - Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela untada com óleo, cubra com plástico filme e deixe descansar por 1 hora ou até que a massa cresça o suficiente.


4 - Separe uma assadeira retangular e, após o período de descanso, polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre uma bancada limpa, verta a massa sobre a farinha e a divida em três porções de mesmo tamanho. Com cuidado, abra uma das massas em formato retangular inicie a modelagem do pão ao enrolar, delicadamente, a ponta de uma das extremidade em direção à outra ponta como se fosse montar um cilindro. Feito isso, deposite a massa na assadeira. Repita o procedimento com a massa restante, cubra os pães com um pano limpo e deixe crescer por 30 minutos (ou até que dobre de volume). Na metade do tempo, ligue o forno para pré aquecer a 180ºC.


5 - Antes de assar, salpique farinha de fubá na superfície dos pães. Leve ao forno por, aproximadamente, 40 minutos ou até que estejam completamente douradinhos.


6 - Quando assados, disponha o pãozinho sobre uma grade para que esfrie e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page