top of page
  • @vitorcorrea13

Focaccia de Tomate e Alecrim


Atenção! A receita de hoje, devido ao alto teor de gostosura, é extremamente perigosa, pois você corre o risco de comer a receita inteira sozinho (é o meu caso). Focaccia de Tomate e Alecrim é aquele tipo de petisco que, se você não se controlar, não consegue parar de comer. É sério!

Definitivamente eu AMO essa receita e, um dos melhores pãezinhos desses que eu já comi foi, recentemente, numa ida à Curitiba. O cover (sim, eu sempre experimento os covers dos restaurantes, pois dá pra ter uma ideia do que vem a seguir), contava com uma série de pãezinhos artesanais repletos de sabor. Por pouco não cancelei o pedido e peguei outra cestinha cheia dos meus petiscos favoritos...

Essa belezura aqui é ideal para aquele final de tarde que você precisa relaxar. Se vier acompanhado de um bom vinho, alguns queijos e pastinhas e, é claro, de boa companhia, é receita de sucesso, não é mesmo?! E por todos esses motivos eu resolvi compartilhar com vocês essa deliciosidade aqui. Receita super prática e extremamente deliciosa que vai ganhar seu coração. Bora tentar?

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de água quente

10g de fermento biológico seco

2 colheres (sopa) de açúcar refinado

1/4 xícara (chá) de azeite de oliva

1 colher (chá) de sal

250g de farinha de trigo

2 ramos de alecrim fresco

4 tomates cereja fatiados

Sal rosa triturado

Fio de Azeite de Oliva

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte a água quente, o fermento, o açúcar, duas colheres (sopa) de farinha de trigo (retiradas da quantidade separada para a receita), misture bem e deixe descansar por 20 minutos.


2 - Quando o fermento tiver sido ativado, e a massa começar a espumar, acrescente o sal, o azeite e misture bem.


3 - Adicione, então, a farinha de trigo aos poucos e misture bem entre cada adição. A massa fica um pouco pegajosa, mas é o correto. Feito isso, faça uma bola com a massa e cubra a tigela com um pano de prato limpo. Deixe num local quentinho por 1 hora para crescer.


4 - Passado o tempo, ligue o forno para pré aquecer a 200°C, separe uma assadeira retangular de 25cm de comprimento, unte-a com azeite e reserve.


5 - Pegue a massa agora crescida e a deposite na assadeira untada. Espalhe a massa com as mãos até que todo o fundo da assadeira tenha sido coberto. Cubra a assadeira com o pano de prato e deixe a massa descansar por mais 20 minutos.


6 - Passado o tempo, faça furos espaçados com a ponta dos dedos sobre toda a superfície da massa. Em seguida, deposite pequenas quantidades de alecrim nos furos e, entre os ramos de alecrim, distribua os tomatinhos fatiados. Regue um filete de azeite ao longo de toda a superfície da massa, salpique sal moído na hora e leve para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até que toda a superfície esteja completamente douradinha. Sirva ainda morno.

POSTS RECENTES
bottom of page