top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo de Passas e Avelã


Eu bem sei que muita gente, muita gente mesmo, vai torcer o beicinho e nem vai dar bola pra essa receita, única e exclusivamente, por conta de um ingrediente presente. É a tal da uva passa. Mas, amigos, tenham paciência com ela. Ela sabe ser deliciosa quando preparada com carinho. E é o caso dessa maravilha aqui!

Eu pensei nesta receita quando devorara uma barra de chocolate que eu sou apaixonado: a milka de passas com avelãs. Eu já tive fases de paixão e de ódio com a tal da uva passa, mas, ultimamente, tô num love só com a dita cuja. Quando eu era pequeno, eu adorava comer uma barra de chocolate branco da garoto que vinha com uva passa branca e castanhas. Depois de um tempo ela foi retirada de linha... Essa era a minha fase amor. Depois de grande, eu era viciado numa saltenha de frango de um quiosque do Shopping do Centro da cidade. Porém, certa vez eu adquiri uma virose e tive a infelicidade de comer a tal da saltenha no dia que eu mais passei mal. Resumo da ópera: fiquei uns bons anos sem pôr a menina na boca. Mas parece que o jogo virou... E ela tá sendo usada a torto e a direito aqui casa...

Bom, esse é um bolo de sabores um pouco mais intensos, seja pela uva passa, pelo rum, ou pelo conjunto da obra. Eu diria que é um bolo pra quem não gosta tanto de doces e curte uma mistura de texturas...

Para a receita ficar com o gostinho bem próximo da barra de chocolates que eu falei acima, acabei por colocar um chocolate como cobertura. Obviamente que eu utilizei uma barra milka. E faz toda a diferença. O gosto ficou muito parecido com o da barra e eu comi em quantidades absurdas... Tive até que sair distribuindo pra não correr o risco de comer tudo sozinho!

Enfim... Se você gosta de experimentar novos sabores, essa é uma excelente sugestão. Bora ver como é fácil?

Ingredientes

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 e 3/4 xícara (chá) de açúcar refinado

3 ovos

2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de leite integral

170g de iogurte natural

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (sopa) extrato de baunilha

1/4 xícara (chá) de rum

1/2 xícara (chá) de uvas passas

1/2 xícara (chá) de avelãs tostadas

100g de chocolate ao leite (milka)

Uvas passas e avelãs para decorar

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte com manteiga, polvilhe com farinha de trigo uma assadeira redonda com furo no meio de 25cm de diâmetro. Numa tigela, deposite o extrato de baunilha, o rum e mergulhe as passas. Deixe de molho.


2 - Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, e bata apenas para incorporar. Intercale a adição de sólidos (farinha de trigo, fermento e bicarbonato) com a mistura de leite com iogurte. É importante não bater muito para não desenvolver o glúten.


3 - Junte as passas com o líquido de molho, as avelãs, mexa mais um pouco, distribua a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 50 minutos. Esse tempo varia de forno para forno. Na dúvida, faça o teste do palito!


4 - Retire do forno, deixe amornar antes de desenformar.


5 - Quando o bolo estiver frio, pique o chocolate, deposite-o num bowl e leve ao micro ondas para derreter por 30 segundos. Misture bem o chocolate até ficar homogêneo e, então, distribua-o sobre o bolo. Salpique uvas passas e avelãs. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page