top of page
  • @vitorcorrea13

Risoto de Camarão e Alho Poró


Dia desses vi uma foto da Rita Lobo de um risoto de camarão com alho poró e laranja. Como eu tinha todos os ingredientes em casa tratei de fazer a minha versão. Fiz da maneira que eu imaginei que deveria ser feito e o resultado super agradou!

Esse é um tipo de prato que dispensa complementos. Como já leva camarão, eu não vejo necessidade alguma de ter mais algum tipo de carne, mas, se você quiser complementar com uma saladinha, não vejo problema. O toque da casca de laranja eleva essa preparação a um patamar incrível, digno de restaurante renomado. E você pode ter tudo isso aí, bem no conforto do seu lar!

Como eu tinha prometido mais receitinhas salgadas, vou eleger a quinta-feira como o dia para dividir com vocês pratos que eu faço para ocasiões especiais e, até mesmo, para o meu almoço da semana. Espero que vocês gostem e que testem, pois é ricamente delicioso!

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo

1 talo de alho poró picado

1/2 cebola grande bem picadinha

800 mL caldo de legumes caseiro

1/2 xícara (chá) de vinho branco

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

300g de camarão descascado e limpo

Raspas de uma laranja bahia

2 dentes de alho picados

30g de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

1 - Enquanto esquenta o caldo de legumes caseiro, descasque, pique a cebola. Limpe o alho poró, pique-o e reserve. Numa tigela, junte os camarões, os dentes de alho picados, as raspas de laranja, tempere com sal e pimenta e regue um fio de azeite. Deixe marinando até o momento de acrescentá-lo à receita.

2 - Leve uma panela propícia à preparação de risoto ao fogo médio. Quando estiver aquecida, coloque o azeite de oliva, junte a cebola, tempere com um pouco de sal e mexa até que a mesma esteja macia e transparente. Em seguida, acrescente o arroz e mexa por 3 minutos. Acrescente, então, o vinho e mexa o arroz em movimentos circulares até que o mesmo tenha evaporado por completo.


3 - Com uma concha, regue, aos poucos, o caldo de legumes aquecido e vá mexendo até que o mesmo reduza. Repita o procedimento até que o arroz esteja cremoso e "Al Dente". O processo dura cerca de 20 min e pode variar de acordo com a chama do fogão. Adicione o alho poró, os camarões marinados e mexa até que fiquem rosados. Se houver necessidade, acrescente mais caldo de legumes.


5 - Neste ponto, desligue o fogo, junte o parmesão, a manteiga, e os incorpore aos grãos. Em seguida, acerte o sal e tempere com a pimenta do reino e sirva a seguir. Se desejar, salpique mais raspas de laranja sobre o risoto. Regue azeite de boa qualidade.

POSTS RECENTES
bottom of page