top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo de Limão com Cobertura de Cream Cheese


A Raíza Costa (Dulcedelight) lá do Rainha da Cocada na GNT, em um dos seus mirabolantes episódios do programa, preparou um bolinho que, de cara, despertou a minha curiosidade: bolo de limão com cobertura de cream cheese! Yes, meu bem!!! Guloso que sou, logo tratei de reproduzir a tal da receita... O resultado??? Como ela mesma disse, ele é bem azedinho, mas, confesso que me agradou bastantão!


O bolinho, assim como as receitas da chef mais divertida de todas, é bem elaborado e envolve três etapas: a pastinha, a massa e a cobertura. Porém, vale a pena a tentativa, principalmente se você, assim como eu, for amante de receitinhas cítricas!


Uma das coisas mais engraçadas que me aconteceram no momento do preparo desta receita foi que, do nada, a minha casa ficou repleta de abelhas!!! Detalhe: eu moro no décimo pavimento do meu prédio!!! kkkk Foi um sufoco, mas vencemos!!!


Bom, quem quiser assistir ao episódio divertidíssimo da Raíza é só dar um pulinho na página do facebook da moça e se esbaldar com tanta lindeza! Super recomendo, pois sou fã assumidaço!


Então, pra não perder o costume, bora aprender???

Para a Pastinha de Limão

Ingredientes

3 limões

275g de mel

Modo de Preparo

1 - Lave os limões em água corrente, descasque-os, esprema o suco e reserve.


2 - Leve uma panela com água ao fogo alto. Assim que estiver fervendo, junte as cascas dos limões e deixe de molho por 1 minuto. Repita o procedimento por mais duas vezes. Essa etapa serve para tirar o amargor extra.

*Minha dica: pra mim, fica mais interessante utilizar o suco dos três limões, porém metade das cascas (tipo, cascas de 1 1/2 limão). O sabor quando você utiliza cascas de 3 limões, mesmo com o processo, ficou um pouco exacerbado.


3 - Leve uma outra panelinha ao fogo médio e junte o mel, as cascas, o suco e deixe ferver por 15 minutos. Cuidado para o mel não queimar e formar um melaço. Deixe esfriar e bata essa mistura num processador até formar uma pastinha e reserve.


Para o Bolo

Ingredientes

170g de manteiga

3 ovos em temperatura ambiente

340g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

100g de iogurte natural

40g de pistache triturado

1 pitada de sal

Pastinha de limão da receita anterior


Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180º C, separe forminhas de bolo inglês, unte com manteiga e forre com papel manteiga para facilitar na hora de desenformar. Numa tigela, peneire o trigo, o fermento, o sal e reserve. Derreta a manteiga no micro e reserve.


2 - Numa tigela, coloque a pastinha de limão, acrescente os ovos, um a um, e misture bem. Aos poucos, incorpore os secos.


3 - Acrescente a manteiga derretida à mistura, mexa mais um pouquinho e junte o iogurte natural. Misture apenas para incorporar.


4 - Deposite, então, o pistache triturado, dê uma leve misturadela e vire a massa sobre as forminhas. Leve para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até que os bolinhos passem no teste do palito. Ele fica um bolinho mais pesado. Espere esfriar por completo antes de depositar a cobertura, pois, do contrário, ela pode derreter.


Para a Cobertura

Ingredientes

230g de cream cheese

100g de mel

45mL de suco de limão


Modo de Preparo

1 - Junte todos os ingredientes numa tigelinha e misture bem até ficar uniforme. Deposite o creme num saco de confeitar, corte a extremidade e disponha sobre o bolo fazendo um movimento de vai e vem. Finalize com raspas de limão e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page