top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Mesclado Napolitano


Sim, eu sei que quando encasqueto numa receita, fico inventando e reinventando ela das mais variadas formas. Mas faço porque gosto. E quando gosto, preciso compartilhar! É o caso desse maravilhindo bolo mesclado napolitano aqui. Uma receitinha preciosa que adaptei de um caderninho de receitas da mãe do Alan, a Dona Kika.


Segundo o próprio, o bolo não ficou igual ao dela (nunca vai ficar, porque os bolos dela eram muito bons), mas achou tão bom quanto. Sabe como é, tentar comparar receitas preparadas pelas mães é golpe baixo. Não tem como superar! Mas nem era essa a intenção. A intenção era tentar resgatar aquele bolinho com sabor de infância, bem massudinho e, ao mesmo tempo, fofo. E preciso dizer com orgulho: tarefa cumprida!

Como pode ser visto na foto acima, o bolo fica tricolor. Mas nada impede você de fazê-lo apenas em uma, duas ou, quem sabe, em até mais cores. É só dividir a massa na quantidade de cores que deseja e depois aguardar o resultado!


Como explicarei logo abaixo na receita, o quick de morango pode ser substituído por algum corante alimentício. Existem alguns corantes naturais como tinta de beterraba. Mas, se não for viável, utilize o corante comum, mesmo. Na minha opinião, o quick rouba um pouco a cena. Pra mim, utilizaria apenas o corante, pois o mesmo não interfere no sabor final da receita. Mas, teve quem gostou, e muito. Esse bolo fez a festa da criançada! As meninas, particularmente, amaram!


Bom, deixo o passo a passo bem detalhadinho aqui embaixo pra vocês e espero que testem essa receitinha.

Para o Bolo

Ingredientes

4 ovos em temperatura ambiente

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente

2 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo

3 colheres (chá) de fermento em pó

2 colheres (sopa) chocolate em pó

2 colheres (sopa) quick morango (pode substituir por 1 gota de corante alimentício rosa, no bolo da foto foi utilizado o quick e o corante)


Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180º C, unte um fôrma de 23 cm de diâmetro com manteiga e salpique farinha de trigo. Reserve. Separe as claras das gemas e bata as claras até atingir ponto de neve. Passe a farinha pela peneira e reserve.


2 - Na batedeira, coloque a manteiga com o açúcar e bata até obter um creme bem fofo e esbranquiçado. Nesta etapa, adicione as gemas, uma a uma, batendo bem entre cada adição.


3 - Adicione, alternando, a farinha e o leite até obter uma mistura homogênea. Feito isso, divida a massa em três tigelas. Numa delas acrescente apenas 1 colher de fermento; noutra, o chocolate e 1 colher de fermento e, na terceira tigela, o quick de morango (e corante, caso prefira) com 1 colher de fermento.


4 - Em cada tigela de massa deposite 1/3 da clara de neve e misture apenas para incorporar. Deposite a massa na forma fazendo pequenos incrementos de cada tonalidade de massa. Quanto mais você intercalar, mais interessante vai ficar o efeito após assado.


5 - Leve para assar por 50 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar 10 minutos antes de desenformar.

Para a Cobertura

Ingredientes

1 lata de leite condensado

70g de chocolate meio amargo

confeitos para decorar

Modo de Preparo

1 - Junte o leite condensado e o chocolate numa panela e leve ao fogo médio até atingir ponto de brigadeiro mole. Cubra o bolo e salpique confeitos de chocolate.

POSTS RECENTES
bottom of page