top of page
  • @vitorcorrea13

Filé Suíno com Purê de Abóbora revisitado


Tá aqui um prato que volta e meia eu faço aqui em casa... E faço porque realmente é muito delicioso! Medalhões suínos com molho de laranja e mel acompanhados de purê de abóbora com alho poró, farofinha de bacon e castanha de caju e agrião. Ufa, terminei! kkkkkk


Esse é aquele tipo de prato que a imagem fala por si... Uma pena que pela foto não dá pra sentir o aroma que toma conta da casa... Aqui, nesta versão, eu dei uma incrementada no purê ao acrescentar o alho poró frito em manteiga. Fica sensacional! Super vale a pena. Aliás, juntar o alho poró em qualquer tipo de purê é outra dica de ouro... Então, se liga aê...



O medalhão, apesar de ser uma carne extremamente magra, não fica ressecado por conta da cocção em calda. Fica na medida certa! Enfim, sou só elogios a essa receita!


Se eu fosse você, tratava logo de preparar essa delícia aqui... Ela tem um significado muito especial que, talvez, em breve, eu possa contar pra vocês, mas que, por enquanto, é segredo!

Ingredientes

4 medalhões de filé mignon suíno (em torno de dois dedos de espessura)

1 colher (sopa) de azeite

1 xícara (chá) de suco de laranja

2 colheres (sopa) de mel

2 dentes de alho

1 rama de canela em pau

1 ramo de alecrim

1 talo de alho poró

1 colher (sopa) de manteiga

Sal e Pimenta do reino a gosto

300g de moranga

1/4 de xícara de leite

1 colher de café de gengibre em pó

1 xícara (chá) de folhas de agrião

Modo de Preparo

1 - Descasque e pique a moranga, o alho, leve os pedaços para cozinhar numa panela com água em fogo médio alto por 20 minutos ou até que os pedaços estejam macios.


2 - Enquanto a moranga cozinha, fatie fino o alho poró. Em seguida, leve uma frigideira ao fogo médio. Quando estiver aquecida, junte a manteiga, o alho poró, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar por 4 minutos. Desligue o fogo e reserve.


3 - Quando as morangas estiverem cozidas, desligue o fogo, escorra a água, junte o leite e, com auxílio de um mixer, bata bem até ficar um purê lisinho. Tempere com o gengibre, acrescente o alho poró e acerte o sal. Reserve.


4 - Leve uma frigideira ao fogo médio/alto. Quando estiver aquecida, regue com o azeite e acrescente os medalhões já temperados com sal e pimenta. Deixe dourar até que a carne se solte de panela (em torno de 4 minutos). Vire o medalhão e repita o procedimento. Com a carne selada e cozida, acrescente o suco de laranja, o ramo de alecrim, a canela em pau e deixe cozinhar por 10 minutos com a tampa fechada. Remova os pedaços de filé e armazene-os num prato coberto com papel alumínio. Mantenha a panela no fogo, junte o mel e aumente o fogo e deixe reduzir (em torno de 8 minutos).


4 - Em cada prato, coloque uma porção de purê com dois medalhões de filé e regue com o molho reduzido. Decore com folhas de agrião. Se quiser, sirva acompanhado de farofinha de bacon e castanhas de caju.

POSTS RECENTES
bottom of page