top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Óreo


Essa deliciosa receita eu preparei para receber amigos queridos que há muito não me visitavam. Como eu sei da fixação deles por chocolate, tratei de preparar um bolinho super rápido, porém com uma decoração tipo de doces de vitrine. O resultado agradou mais que o esperado e só teve um problema: foi pouco!

A receita nada mais é que a minha massa base de chocolate. Contudo, o toque de conhaque na ganache com a crocância e sabor do biscoito óreo foram a cereja do bolo nesta preparação. Os amigos ficaram tão felizes que encomendaram um desses para a semana seguinte...

Se você quiser fazer bonito sem se estressar muito, essa é a preparação que você deve fazer. Enche os olhos e a barriguinha... Bora aprender?

Para o Bolo de Chocolate

Ingredientes

2 ovos

100g de iogurte natural

1/2 xícara (chá) de óleo vegetal

1/4 xícara (chá) de água

1 colher (chá) de café em pó solúvel

1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar demerara

1/2 xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para pré aquecer a 180°C, unte uma assadeira redonda de 25cm de diâmetro com manteiga, salpique chocolate em pó e reserve.


2 - Numa outra tigela, junte os ovos, o óleo, o açúcar, a água, o pó de café e misture até formar um creme bem homogêneo. Adicione o iogurte e misture mais um pouco.


3 - Feito isso, peneire os sólidos: comece pela farinha de trigo, depois o chocolate em pó. Misture-os delicadamente. Adicione, então, o sal, o bicarbonato, o fermento e os incorpore à mistura.


4 - Despeje o conteúdo da massa na fôrma e leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que o bolo passe pelo teste do palito.


5 - Quando o bolo estiver completamente assado, retire-o do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar os pedaços.


Para a Ganache

Ingredientes

200g de chocolate em barra 60% cacau

1 colher (sopa) de mel

3 colheres (sopa) de creme de leite

1 colher (sopa) de conhaque

60g de manteiga gelada cortada em cubos


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite o chocolate, o mel, o conhaque e o creme de leite. Feito isso, coloque três dedos de água numa panela, encaixe a tigela sobre a mesma e leve ao fogo baixo para derreter em banho maria. Lembre-se de que a água não deve encostar no fundo da tigela. Chocolates são temperamentais e este é um tipo de cuidado extra que se deve tomar com o menino.


2 - Assim que todo o chocolate estiver completamente derretido, retire a tigela da fonte de calor e acrescente a manteiga bem gelada. Mexa bem até que nenhum pedaço de manteiga esteja visível e o creme esteja liso e brilhante.


Para a Montagem

Ingredientes

250g de biscoitos óreo triturados

Biscoitos óreo para decorar


Modo de Preparo

1 - Divida o bolo em quatro quadrantes. Em seguida, corte cada quadrante duas vezes de maneira que, ao final do processo, você obtenha 12 fatias de bolo.


2 - Feito isso, disponha uma grade sobre uma assadeira. Deposite uma fatia de bolo sobre a grade e, com cuidado, vire a ganache sobre ela de maneira que cubra toda a superfície do bolo. Repita o procedimento com as demais fatias.


3 - Quando todas as fatias estiverem completamente cobertas, salpique biscoitos óreo triturados nas laterais de cada um dos bolinhos. Finalize a decoração acrescentando biscoitos partidos ao meio no topo de cada fatia. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page