top of page
  • @vitorcorrea13

Empada de Frango


E que atire a primeira pedra quem não ama uma boa empadinha! Mas eu digo BOA mesmo! Daquelas que derretem só de olhar. E com um recheio super cremosinho e temperado. Trocaria muita comida por um pratinho que fosse dessa delícia aqui!

A preparação não envolve grandes segredos e essa receita pode ser aplicada com os mais variados tipos de recheio. Aqui em casa, a de carne seca e a de frango são as campeãs!

Bom, esse é aquele tipo de receita que dispensa comentários, então vou tratar de liberar a receitinha para que vocês possam se deliciar! Tenho certeza que, depois dessa aqui, você não vai querer saber de outra empadinha!

Para o Recheio

Ingredientes

400g de peito de frango cozido e desfiado

1/2 cebola picada

3 dentes de alho bem picados

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de leite integral

8 azeitonas verdes picadas

2 ramos de tomilho fresco

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Noz moscada moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1 - Leve uma panela média ao fogo médio alto. Quando aquecer regue com o azeite, junte a manteiga, a cebola, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. 2 - Acrescente o alho e misture bem por 1 minuto. Junte o tomilho debulhado, o frango desfiado, a azeitona, misture bem e deixe refogar por 5 minutos 3 - Adicione, em seguida, o trigo, mexa vigorosamente e acrescente o leite de uma só vez. Misture até que o leite esteja completamente incorporado ao recheio tornando-o cremoso. Desligue o fogo, acerte o sal, tempere com pimenta, misture os ingredientes e espere esfriar para poder rechear a massa.

Para a Massa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

100g de manteiga bem gelada

1 pitada generosa de sal

4 colheres (sopa) de nata

Modo de Preparo

1 - Num tigela, junte a farinha, o sal, a manteiga cortada em cubos e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa grossa. Nesta etapa, adicione a nata e misture vigorosamente até formar uma massa homogênea, então inicie a montagem


Para a Montagem

Ingredientes

1 ovo batido


Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno à 200 °C, separe fôrmas de empadinha ou uma forma de cupcakes.


2 - Pegue uma porção do tamanho de uma bolinha de pingue pongue, abra-a sobre a bancada com auxílio de rolo de macarrão ou abra na mão mesmo. Forre o fundo e a lateral da forminha com a massa, deposite uma colherada do recheio e cubra-o com outra porção de massa.


3 - Sele bem as laterais apertando com as pontas dos dedos. Faça bolinhas com a massa e a deposite no topo de cada empadinha. Com a ponta de uma faca, faça furinhos no topo para que o ar possa circular. Repita o procedimento com o restante da massa e do recheio. Então, pincele o topo das empadinhas com um ovo batido.


4 - Leve para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que as empadinhas tenham crescido e ficado douradinhas.


5 - Retire do forno e espere esfriar antes de desenformar. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page