top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Creme de Avelã


Tá aqui outro bolinho que, apesar de simples, faz o maior sucesso! Basta dizer que leva o tal do creme de avelã que a molecada pira! Também pudera... O danado sabe como ser gostoso! Mas ele não é o único responsável pelo sucesso dessa receita... E eu vou te mostrar os segredinhos logo abaixo!

A massa, úmida e super deliciosa, recebe de braços abertos a cobertura de creme de avelã com as avelãs caramelizadas. Aqui no sul a gente tem o costume de chamar essa técnica de açucarar de "cri cri" (porém é mais comum fazer isso com amendoim). Não sei como é nome disso, mas eu amo!

Bom, o bolo dispensa apresentações e eu vou deixar que vocês tirem suas próprias conclusões quando testarem a receita!

Para o Bolo

Ingredientes

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

3 ovos

1/2 xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau

2 colheres (sopa) de creme de avelã

2 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo

170g de iogurte natural

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Pitada de sal

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte com manteiga e forre com papel vegetal uma fôrma redonda de 25cm de diâmetro.


2 - Numa outra tigela, misture o trigo, o chocolate, o sal, o fermento e o bicarbonato.


3 - Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até dobrar de volume e obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, e bata apenas para incorporar. Adicione o creme de avelã, misture, acrescente os sólidos de uma vez e misture outra vez. É importante não bater muito para não desenvolver o glúten.


4 - Junte o iogurte, mexa mais um pouco, distribua a massa na fôrma e leve para assar por, aproximadamente, 30 minutos. Esse tempo varia de forno para forno. Na dúvida, faça o teste do palito!


5 - Retire do forno, deixe esfriar em cima de uma grade.


Para a Cobertura e Decoração

Ingredientes

200g de creme de avelã

100g de avelãs

2 colheres (sopa) açúcar mascavo

Confeitos com cobertura de chocolate


Modo de Preparo

1 - Numa panela, coloque as avelãs, o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que todo o açúcar esteja completamente derretido e esteja envolvendo as superfícies das avelãs. Em seguida, desligue o fogo e distribua, espaçadamente, as avelãs em cima de uma folha de papel manteiga. Quando estiverem sequinhas e com aspecto açucarado, com um rolo de macarrão, dê leves batidas de maneira que forme uma farofa grossa e reserve.


2 - Deposite o bolo no prato em que irá servir e, em seguida, deposite o creme de avelã no topo. Com uma colher cubra todo o topo. Feito isso, distribua a farofa de avelãs de maneira irregular numa metade do bolo. Finalize a decoração com confeitos cobertos por chocolate. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page