top of page
  • @vitorcorrea13

Empadinha de Carne Seca


E hoje tem comidinha de boteco dando as caras por aqui! São deliciosas Empadinhas de Carne Seca preparadas com muito amor e um ingrediente super secreto: a NATA! Acreditem, esse ingrediente faz TODA diferença no resultado final... Quem já comeu não quer saber de mais nada! E olha que eu não estou aumentando...

No dia que eu fiz essa delícia, tratei de sair distribuindo para os amigos só de medo de comer tudo sozinho. Porém, um deles, em especial, num primeiro momento não aprovou. Era o Ricardinho, aquele bebê que, volta e meia, eu mostro no meu Stories. Acontece o seguinte: eu levei outras coisas junto com as empadinhas e o Ricardinho estava comendo algo que era doce. Como de costume, ele estava sentado no meu colo assistindo desenho enquanto eu o alimentava. Assim que o doce terminou eu peguei uma empadinha, tirei um pedaço e levei à boca da criança. Não deu outra! Quando ele sentiu que não era o doce, deu um tapa rápido na minha mão e fez cara feia. A Marcela e eu rimos um monte. eu comi toda a empadinha que era dele. No final, quando cheguei em casa, recebi uma mensagem da Ma com uma foto do Ricardinho devorando a empadinha. Até ele não resistiu aos encantos desse quitute do tio Vítor. Então já sabem né: se até criança adorou, o mais chatos dos adultos será fichinha de conquistar!

Bom, depois de dividir com vocês um episódio dos bastidores, só me resta detalhar o passo a passo dessa deliciosidade. Acredito que irá fazer sucesso entre os seus convidados. Além disso, ao variar os recheios você têm uma receita nova. Que tal tentar fazer no final de semana? Você não vai se arrepender!

Para o Recheio

Ingredientes

1 colher (sopa) de manteiga

1/2 cebola picada

1/2 xícara (chá) de cenoura ralada

250g de carne seca desfiada e dessalgada

3 dentes de alho

1 tomate sem sementes picado

1/4 xícara (chá) de azeitonas verdes fatiadas

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de leite integral

4 talos de salsinha bem picadinha

Sal e Pimenta do Reino a gosto

Modo de Preparo

1 - Leve uma panela média ao fogo médio alto. Quando aquecer junte a manteiga, a cebola, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. Adicione a cenoura e refogue por mais 2 minutos. 2 - Junte o alho e misture bem por 1 minuto. Acrescente a carne, misture bem e deixe refogar por 5 minutos. Adicione, o tomate e deixe cozinhar por 2 minutos. Acrescente as azeitonas e mexa mais um pouco. 3 - Em seguida, junte o trigo, mexa vigorosamente e acrescente o leite de uma só vez. Misture até que o leite esteja completamente incorporado ao recheio tornando-o cremoso. Desligue o fogo, acerte o sal, tempere com pimenta, junte a salsinha e misture os ingredientes. Deixe amornar antes de rechear a massa.

Para a Massa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

100g de manteiga bem gelada

1 pitada generosa de sal

4 colheres (sopa) de nata

Modo de Preparo

1 - Num tigela, junte a farinha, o sal, a manteiga cortada em cubos e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa grossa. Nesta etapa, adicione a nata e misture vigorosamente até formar uma massa homogênea, então inicie a montagem


Para a Montagem

Ingredientes

1 ovo batido


Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno à 180 C, separe fôrmas de empadinha ou uma forma de cupcakes.


2 - Pegue uma porção do tamanho de uma bolinha de pingue pongue, abra-a sobre a bancada com auxílio de rolo de macarrão ou abra na mão mesmo. Forre o fundo e a lateral da forminha com a massa, deposite uma colherada do recheio e cubra-o com outra porção de massa.


3 - Sele bem as laterais apertando com as pontas dos dedos. Abra um pedaço da massa e corte tiras de 1 cm de espessura. Feito isso, deposite uma tira no topo da empadinha. Com a ponta de uma faca, faça três furinhos no topo para que o ar possa circular. Repita o procedimento com o restante da massa e do recheio. Então, pincele o topo das empadinhas com um ovo batido.


4 - Leve para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que as empadinhas tenham crescido e ficado douradinhas.


5 - Retire do forno e espere esfriar antes de desenformar. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page