top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Duas Metades


Espia só a lindeza que tá passando por aqui! Um delicioso bolo duas metades em que o sabor da baunilha complementa o do chocolate. É muita gostosura, meu povo! E pra completar a deliciosidade, um maravilhoso ganache de chocolate. Quer mais??? É tão fácil de fazer que até quem não tem intimidade com a cozinha vai se render a essa tentação...

A decoração mais rústica é um baita aliado na hora de finalizar bolos. Aqui o efeito foi proposital, mas, quando alguma "M" acontece, recorrer a esse tipo de artifício é sempre uma carta na manga! Quem é do ramo da confeitaria sabe muito bem o quanto é difícil deixar uma superfície de bolo lisinha e sem irregularidades. Particularmente eu prefiro superfícies com texturas, mas isso é questão de gosto...

Bom, como eu não quis perder tempo pra poder compartilhar essa receitinha (porque eu sei que ainda tem gente que não sabe o que preparar de sobremesa para comer no feriadão), então estou dando mais essa opção para salvar vocês daqueles bolos comprados feitos em série. Não digo de bolos artesanais, falo daqueles bolos que se compram em grandes supermercados. Daqueles eu nem chego perto.

Com muita frequência (frequência mesmo) eu recebo e-mails me pedindo receitas que não necessite de utensílios como batedeira/liquidificador. Esses instrumentos são nossos aliados na cozinha diária, porém nem todo mundo tem eles ao alcance. E também têm receitas que necessitam deles para serem feitas. Não é o caso dessa aqui!


A grande vantagem para a preparação desse maravilhoso bolo você não precisar de nenhum instrumento, apenas a sua mão. Então não tem desculpa para não testar, ok?


Aqui na receita eu utilizei quatro fôrmas pequenas (11cm de diâmetro), mas, se você quiser fazer em tamanho maior, basta usar duas fôrmas de 18 a 20cm e depois dividir cada um dos bolos ao meio.


Bom, por hoje era isso! Quero ver todo mundo fazendo, ok? Grande beijo!

Para o Bolo

Ingredientes

170g de iogurte natural

3 ovos

1/4 xícara (chá) de óleo de milho

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de cextrato de baunilha

1/2 xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte quatro assadeiras de 11 cm de diâmtro com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e reserve.


2 - Numa tigela, junte os ovos, o iogurte, o óleo, o açúcar e bata até formar um creme bem homogêneo.


3 - Vire a mistura numa tigela e então comece a peneirar os sólidos: trigo, fermento, bicarbonato, canela. Misture os apenas para incorporar. Divida a massa em duas partes iguais: numa delas adicione o extrato de baunilha e, na outra, o chocolate em pó.


4 - Divida cada parte da massa em duas assadeiras e leve para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito. Esse tempo pode variar de acordo com o forno.


5- Espere esfriar por completo e, então, desenforme e deixe repousar sobre uma grade.


Para o Recheio e Cobertura

Ingredientes

300g de chocolate ao leite de excelente qualidade

150 g de chocolate amargo 40% cacau

200g de creme de leite gelado (eu utilizei nata)

Confeitos de açúcar colorido para confeitas

Ovinhos de chocolate para decorar


Modo de Preparo

1 - Deposite os chocolates numa tigela e leve para derreter em banho maria. Quando todos eles estiverem derretidos, retire a tigela do fogo e adicione o creme de leite bem gelado. Mexa vigorosamente até obter um creme encorpado, brilhoso e leve.


2 - Coloque a primeira banda de bolo sobre o prato em que irá servir e, sobre ele, distribua um pouco da ganache. Adicione a segunda banda de bolo, porém do sabor oposto ao anterior e cubra com a ganache. Intercale os bolos e recheio.


3 - Cubra o bolo com o restante da ganache. Na lateral, com uma colher, faça movimentos ondulares de maneira que se formem biquinhos. No topo do bolo, faça movimentos circulares. Com uma colherinha, deposite aleatoriamente os confeitos de açúcar colorido pela base e ao longo de toda a circunferência do topo. Para finalizar, decore com ovinhos de chocolate. Leve para gelar ou sirva imediatamente.

POSTS RECENTES
bottom of page