top of page
  • @vitorcorrea13

Bolinha de Queijo Temperada


Sabe aquele petisco com a maior cara de final de semana??? Então... É este aqui! Bolinha de queijo! Mas essa não é qualquer bolinha de queijo, não... É A bolinha de queijo!!! E sabe por quê? Porque o queijo não vem apenas envolvido por uma massa sem graça... Na minha deliciosa versão deste aperitivo, o queijo vem todo trabalhado nos sabores do refogado que o acompanham... E a massa??? Bom, a imagem acima fala por si só!

Eu sou completamente apaixonado por salgadinhos de festinhas e a bolinha de queijo sempre foi um dos itens mais esperados... Porém, eu sempre acabava me decepcionando com elas, porque sempre senti a necessidade de algo a mais nessa receita...

Como vocês podem ver, a massa fica com uma casquinha extremamente crocante por fora, o miolo da massa é bem cremoso e o recheio... Ah, o recheio! Esse sim é delicioso!!! Temperos que se complementam e dão o tom à receita! Depois dessa versão aqui você não vai querer saber de mais nenhuma outra! Eu garanto!


A massa tem um ingrediente todo especial e que faz a diferença nessa preparação: uma batata! E essa dica maravilhosa quem me deu foi a minha amiga querida Franciele lá do blog e ig @flamboesa. Já falei da Fran aqui outras vezes, mas não custa nada lembrá-los do quanto é incrível o trabalho dela... Eu super indico!

O mais legal é que dá pra fazer com antecedência e deixar na geladeira, ou no congelador, esperando para quando quiser preparar! É o tipo de salgadinho que vai agarrar a galera pelo estômago! Seus happy hours não serão mais os mesmos depois dessa receita aqui!

E se você também é fã de bolinha de queijo, compartilha essa receitinha com seus amigos! Tudo que é bom a gente tem que passar adiante!

Bora lá?!

Para o Caldo

Ingredientes

1 cebola

1 folha de louro

3 cravos

1 cenoura

1 talo de salsão

Pimenta do Reino Moída

1L de água

Modo de Preparo

1 - Numa panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, diminua o fogo, conte 20 minutos e então desligue o fogo. Passe o caldo por uma peneira, descarte o que ficou retido e reserve o caldo.


Para o Recheio

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite

1/2 cebola picada

1 folha de louro

1 dente de alho picado

1/2 xícara (chá) de cenoura ralada

2 tomates sem semente picados

250g de queijo colonial ralado

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto


Modo de Preparo

1 - Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, junte o azeite, a cebola, tempere com o sal e deixe refogar por 3 minutos. Adicione, então, a cenoura, a folha de louro e refogue por mais 2 minutos. Junte o alho e refogue por mais 2 minutos. Depois, acrescente o tomate, dê mais uma mexidinha, tempere com sal, pimenta do reino, refogue por mais 5 minutinhos e desligue o fogo. Quando estiver frio, junte o queijo colonial ralado e o incorpore à mistura. Acerte o sal e reserve.


Para a Massa

Ingredientes

250mL de caldo de legumes

250mL de leite integral

350g de farinha de trigo

1 batata

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de manteiga

3 talos de salsinha bem picadinho


Modo de Preparo

1 - Inicie a preparação descascando a batata e levando para cozinhar até ficar macia. Neste ponto, descarte a água do cozimento, passa a batata por um espremedor e deixe evaporar o restante dos líquidos.


2 - Numa panela, junte o caldo, o leite, a manteiga, o sal e leve ao fogo médio até que toda a manteiga esteja completamente derretida.


3 - Nesta etapa, junte a salsinha, dê uma misturadela e adicione, então, a batata, a farinha de trigo. É importante que você esteja mexendo rapidamente enquanto adiciona a farinha de trigo. Isso faz com que você elimine o maior número de bolinhas de farinha de trigo. Se você não conseguir eliminá-las durante o cozimento da massa não tem problema, você pode tirá-las depois na hora da montagem. Deixe a massa cozinhando por uns 5 minutos até que se solte por completo do fundo da panela e forme uma bola.


3 - Vire a massa sobre uma bancada limpa. Tão logo você consiga manusear a massa, inicie uma leve sova para que a massa não fique com uma crosta. Se for necessário, adicione mais farinha de trigo para poder manusear a massa com mais facilidade. Inicie a montagem.


Para a Montagem

Ingredientes

Farinha de trigo para polvilhar a bancada

2 ovos batidos

Farinha de rosca para polvilhar


Modo de Preparo

1 - Separe uma porção de massa do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue. Sobre uma bancada limpa, sove um pouco a massa. Se a massa ainda estiver grudando na sua mão, adicione um pouco de farinha de trigo e vá sovando com cuidado. Coloque farinha até a massa não grudar mais.


2 - Abra a massa em formato circular e no centro deposite uma pequena quantidade do recheio. Junte as bordas da massa e modele uma bolinha. Repita o procedimento com o restante da massa.


3 - Quando todas as bolinhas estiverem prontas, mergulhe, uma a uma, nos ovos batidos e, em seguida, as envolva na farinha de rosca. Remova o excesso de farinha e reserve.


4 - Frite em óleo quente ou congele para se deliciar quando tiver vontade!

POSTS RECENTES
bottom of page