top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo de Banana com Castanhas


Eu ouvi alguém falar bolo de banana??? Sim!!! E como se não bastasse, ainda vem com toda a textura e aroma das castanhas e com uma cobertura bem fininha de chocolate amargo. Bolinho super fácil de preparar e que fica pronto num piscar de olhos.

Esta receitinha aqui não tem grandes segredos. Como eu gosto de sentir pedacinhos da banana, desta vez, resolvi apenas esmagá-las e incorporá-las na mistura. Em outras receitas eu acabo batendo junto com os ingredientes líquidos, mas não é o caso aqui.

Como a gente não gosta de ficar enrolando, que tal irmos direto ao assunto que interessa? Bora ver como é fácil este passo a passo? Espero que gostem!

Ingredientes

2 ovos

170g de iogurte natural

1/2 xícara (chá) de óleo de milho

1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

3/4 xícara (chá) de açúcar demerara

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de castanhas trituradas

4 bananas esmagadas

50g de chocolate amargo picado

1 pitada de noz moscada

1 colher (chá) de fermento químico

1 colher (chá) de bicarbonato

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C. Unte uma fôrma retangular (tamanho grande) com manteiga e polvilhe farinha. Descasque e esmague as bananas numa tigela e reserve.


2 - No copo do liquidificador, junte os ovos, o óleo, os açúcares, o iogurte e bata até obter um creme bem lisinho.


3 - Vire a mistura na tigela das bananas, misture bem e adicione, peneirando, a farinha de trigo. Misture delicadamente. Acrescente as castanhas trituradas, o chocolate picado, a noz moscada, o fermento, o bicarbonato e os incorpore à mistura.


4 - Despeje a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 35 minutos ou até que a massa passe no teste do palito. Retire a assadeira do forno, e deixe o bolo esfriar por completo antes de cortar os pedaços


Para a Cobertura

Ingredientes

100g de chocolate amargo de boa qualidade

30g de castanhas trituradas


Modo de Preparo

1 - Pique o chocolate, deposite-o num bowl e leve ao micro ondas para derreter por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate tenha derretido por completo.


2 - Quando o bolo estiver frio, corte quadradinhos do tamanho que desejar (menores ficam mais fofos, na minha opinião). Em seguida, vire um pouco de chocolate derretido no topo do bolinho e, com cuidado, espalhe de maneira que toda a superfície fique completamente coberta. Salpique a farofinha de castanhas em formato diagonal e repita o procedimento com os demais bolinhos. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page