top of page
  • @vitorcorrea13

Torta de Figos Frescos e Mel


Olha que linda uma das sobremesas que eu vou preparar na Ceia de hoje!!! É uma torta de figos com mel e creme de cream cheese... Pensem numa delícia que tem a cara do Natal, que é leve, doce na medida certa e que fica linda!!!

Desde que vi essa receita lá no Especial do Panelinha fiquei enlouquecido para testá-la, porém a dificuldade de encontrar figos frescos adiou por bastante tempo esse meu desejo... Bom, como já testei e aprovei, vou compartilhar com vocês essa receitinha maravilhosa da minha musa Rita Lobo!


Espero que vocês gostem e que tenham uma noite maravilhosa ao lado dos seus familiares, amigos e pessoas queridas...

PARA A MASSA

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 100 g de manteiga gelada 1/3 de xícara (chá) de açúcar 1 ovo 1 gema 1/2 colher (chá) de fermento em pó farinha de trigo para polvilhar a bancada papel-manteiga e grãos de feijão cru para assar (ou outro grão seco da despensa)

Modo de Preparo

1. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Junte a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Acrescente o ovo, a gema e amasse apenas até formar uma bolota. Embrulhe com filme e deixe descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos. 2. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire a massa de torta da geladeira e separe uma fôrma redonda com fundo removível de 24 cm de diâmetro. 3. Polvilhe a bancada e a massa com farinha de trigo. Com o rolo de macarrão, abra a massa até formar um círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma - polvilhe farinha durante todo o processo para evitar que a massa grude na bancada ou no rolo. 4. Enrole a massa sobre o rolo, transfira para a fôrma e pressione delicadamente com as pontas dos dedos para cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa para nivelar a altura - ela deve ter no mínimo 3 cm de altura. 5. Para decorar a lateral da torta: finque a ponta de uma colher de sopa na massa da lateral e puxe para cima. Repita logo ao lado e siga repetindo, até encontrar, novamente, o primeiro corte feito com a colher. O resultado é o formato de uma coroa. Junte as aparas de massa e reserve na geladeira - você pode utilizar para fazer biscoitinhos. 6. Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru - eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos até dourar. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.

PARA O RECHEIO E A MONTAGEM

Ingredientes

300 g de cream cheese 50 g de manteiga em temperatura ambiente 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro extrato de baunilha a gosto 8 figos 4 ramos de alecrim mel a gosto para servir

Modo de Preparo

1. Na batedeira, coloque o cream cheese, a manteiga e bata por cerca de 3 minutos, em velocidade média, até formar um creme liso. Sem parar de bater, acrescente o açúcar aos poucos e bata por mais 3 minutos, até ficar bem cremoso. Misture gotas de extrato de baunilha. Transfira para uma tigela, tampe e reserve na geladeira. 2. Com um pano de prato úmido (ou papel-toalha), limpe bem os figos. Mantenha a casca, o cabinho e corte cada um ao meio, no sentido do comprimento. 3. Assim que estiver fria, desenforme a base da torta e transfira para um prato. Cubra o fundo com o creme de cream cheese. Numa das laterais da torta, disponha os figos inclinados, formando uma fileira. Decore com os ramos de alecrim, regue com mel e sirva a seguir.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=301157)

POSTS RECENTES
bottom of page