top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Retrô de Abacaxi com Coco


E tem bolo com sabores de infância em destaque no dia de hoje! O recheio é a combinação mais que famosa de abacaxi com coco e o resultado desse casamento é de comer ajoelhado! Também gosta desse arranjo? Então cola aqui pra aprender o passo a passo dessa receita de sucesso!

Esse clássico da nossa culinária é uma das combinações que eu mais gostava desde pequeno. Digo isso não apenas para bolos, mas, inclusive, para sobremesas de modo em geral. Um creme leve e doce que contrasta com a textura da fruta levemente ácida... E pra completar essa deliciosidade, uma massa super úmida, fofa e leve... Humm, estou salivando só de descrever... E acredito que você vai concordar comigo assim que testar essa maravilha...


E então, bora aprender?

Para o Bolo

Ingredientes

180g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

2 ovos

1e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

200mL de leite integral

1 colher (sopa) de suco de limão

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

4 colheres (sopa) de coco ralado

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte com manteiga e forre com papel vegetal três fôrmas de 13cm de diâmetro. Numa tigela, junte o leite com o suco de limão e deixe descansar até ficar talhado.


2 - Numa outra tigela, misture o trigo, o coco, o fermento e o bicarbonato.


3 - Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, e bata apenas para incorporar. Coloque os sólidos de uma vez e misture. É importante não bater muito para não desenvolver o glúten.


4 - Junte o leite talhado, mexa mais um pouco, distribua a massa nas fôrmas e leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos. Esse tempo varia de forno para forno. Na dúvida, faça o teste do palito!


5 - Retire do forno, deixe esfriar em cima de uma grade.


Para o Creme

Ingredientes

1 lata de leite condensado 1 xícara (chá) de leite 3 gemas de ovos
1/2 fava de baunilha

Modo de Preparo

1. Numa panela, misture todos os ingredientes. Se quiser, passe as gemas pela peneira. (Reserve as claras para utilizar noutra preparação). 2. Leve a panela ao fogo baixo, e mexa sem parar por cerca de 10 minutos ou até que engrosse. 3. Desligue o fogo e transfira o creme para uma tigela. Cubra com filme, encostando no creme, e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos para esfriar.

Para o Abacaxi

Ingredientes

1/2 abacaxi cortado em cubinhos 1/4 de xícara (chá) de açúcar 1/4 de xícara (chá) de rum

Modo de Preparo

1. Descasque o abacaxi e corte em fatias de 1 cm. Corte as fatias em tiras e as tiras, em cubos de 1cm. 2. Numa panela, junte o abacaxi picado, o rum e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até que ele amoleça e forme uma calda, por cerca de 15 a 20 minutos. 3. Passe o abacaxi cozido pela peneira e reserve a calda, que será usada para regar a massa. Transfira o abacaxi para outra tigela, cubra com filme e leve à geladeira para esfriar.

Para a Montagem
1. No tabuleiro em que irá servir, deposite uma banda do bolo. Regue-o com a calda do cozimento do abacaxi e, em seguida, deposite uma generosa porção do creme. Sobre ele, distribua alguns pedaços de abacaxi.

2. Continue intercalando bolo, calda, creme e fruta até que todas as bandas de bolo tenham sido utilizadas. Cubra o topo do bolo com o creme, salpique de maneira aleatória fitas de coco, decore com flores e deixe a sua criatividade rolar solta.


POSTS RECENTES
bottom of page