top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Espanta TPM


Chama aquela amiga que vive de TPM porque esse post é inteirinho dedicado a ela! Bolo espanta TPM é um típico abraço na alma que vai acalmar os ânimos mais acirrados. Obviamente que o bolo é um mero coadjuvante nessa preparação, haja vista a enorme variedade de doces reunidos. Porém, não é por isso que a massa vai perder o brilho, não é mesmo?

Por ser uma pessoa muito comunicativa, sempre fui rodeado de pessoas. Grande parte, mulheres com quem aprendi, diariamente, a contornar situações como a chegada daqueles dias. Era uma explosão hormonal que só vivenciando para entender a bagaça. Bom, a única coisa que era quase unanimidade entre as queridas era a vontade de comer doce. Mas assim, não era qualquer doce. Tinha que ser O doce. Preferencialmente daqueles que, quando você olha, já engorda uns 20Kg. E foi pensando nessas queridas amigas que eu preparei essa receitinha aqui. Obviamente que fiz numa versão miniatura, pois é, literalmente, uma bomba calórica.

Como a gente não gosta nem um pouco de perder tempo, bora ver como é fácil preparar essa maravilha? Apesar de ser feita em algumas etapas, essa delícia vai conquistar o seu coração!

Para o Bolo de Chocolate

Ingredientes

1 ovo

50g de iogurte natural

1/4 xícara (chá) de óleo vegetal

1/4 xícara (chá) de água

1 colher (chá) de café em pó solúvel

3/4 xícara (chá) de açúcar demerara

1/4 xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 pitada de sal

1 pitada de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para pré aquecer a 180°C, unte forminhas de pão de mel com manteiga, salpique chocolate em pó, deposite as forminhas numa assadeira maior e reserve. Se você não tiver forminhas de pão de mel, utilize uma assadeira retangular de 15x10cm e depois corte os bolinhos no formato desejado.


2 - Numa outra tigela, junte o ovo, o óleo, o açúcar, a água, o pó de café e misture até formar um creme bem homogêneo. Adicione o iogurte e misture mais um pouco.


3 - Feito isso, peneire os sólidos: comece pela farinha de trigo, depois o chocolate em pó. Misture-os delicadamente. Adicione, então, o sal, o bicarbonato, o fermento e os incorpore à mistura.


4 - Despeje o conteúdo da massa nas forminhas e leve para assar por, aproximadamente, 125 minutos ou até que os bolinhos passem pelo teste do palito.


5 - Quando o bolo estiver completamente assado, retire-o do forno e deixe esfriar completamente.


Para O Brigadeiro de Leite em Pó

Ingredientes

395g de leite condensado

3 colheres (sopa) de leite em pó

30g de chocolate branco de boa qualidade

Modo de Preparo

1 - Numa panela média de fundo grosso, coloque o leite condensado, o leite em pó e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone, até que a massa desgrude do fundo da panela. Adicione, então, o chocolate e o incorpore à mistura.


2 - Quando atingir o ponto, desligue o fogo, e espere a massa esfriar por completo. Deposite a mistura num saco de confeitar e reserve.


Para a Ganache

Ingredientes

100g de chocolate em barra 60% cacau

1 colher (chá) de mel

1 colher (sopa) de creme de leite

30g de manteiga gelada cortada em cubos


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite o chocolate, o mel e o creme de leite. Feito isso, coloque três dedos de água numa panela, encaixe a tigela sobre a mesma e leve ao fogo baixo para derreter em banho maria. Lembre-se de que a água não deve encostar no fundo da tigela. Chocolates são temperamentais e este é um tipo de cuidado extra que se deve tomar com o menino.


2 - Assim que todo o chocolate estiver completamente derretido, retire a tigela da fonte de calor e acrescente a manteiga bem gelada. Mexa bem até que nenhum pedaço de manteiga esteja visível e o creme esteja liso e brilhante.


Para a Montagem

Ingredientes

Bombons de sua preferência (eu utlizei kinder bueno, kinder e ferrero).

Confeitos de chocolate


Modo de Preparo

1 -Disponha os bolinhos sobre uma grade. Se tiver feito o bolo numa assadeira retangular, corte os bolinhos no formato que desejar.


2 - Com os bolos preparados, vire a ganache no topo do bolo e, com cuidado, espalhe de maneira que toda a superfície esteja devidamente coberta. A seguir, despeje a ganache nas laterais. Ao final do processo, salpique confeitos de chocolate sobre todo o bolo e leve à geladeira para firmar por 30 minutos. Passado o tempo, disponha o bolo no refratário em que irá servir.


3 - Feito isso, deposite uma generosa porção do brigadeira de leite em pó em cima de cada bolinho e distribua os chocolates. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page