top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo de Amendoim


E tem receitinha nova dando as caras por aqui! E a maravilhosidade da vez é esse ESPETACULAR bolo de amendoim coberto por uma maravilhosa ganache de creme de avelãs e decorado com paçoca e confeitos de amendoim... Tem como um trem desses ficar ruim??? Acho que não, hein! hahaha

Sou bem suspeito a falar: primeiro porque fui eu que fiz o bolo. Segundo porque sou total alucicrazy por amendoim... Então não dá pra ficar mais satisfeito com o resultado... É bem sério... Vocês PRECISAM testar essa receita!


Sabe aquele bolinho bem úmido, com gostinho na medida do amendoim e que vai super bem com aquela xícara de café no meio da tarde? Então... É bem desse dito cujo que eu tô falando!

Como o bolo não fica demasiadamente doce, a solução que eu encontrei para adoçar, e para embelezar, foi cobri-lo com essa ganache de creme de avelãs e utilizar os confeitos de amendoim na decoração. O resultado saiu melhor que encomenda! Já virei fã... E aí ficou vontade?

Então corre pra cozinha e testa logo pra ver se eu tô errado!

Para o Bolo

Ingredientes

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

3 ovos

3/4 xícara (chá) de amendoim torrado e triturado

2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite integral

1 colher (sopa) de suco de limão

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte com manteiga e forre com papel vegetal uma fôrma redonda de 23cm de diâmetro. Numa tigela, junte o leite com o suco de limão e deixe descansar até ficar talhado.


2 - Numa outra tigela, misture o trigo, o fermento e o bicarbonato.


3 - Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, e bata apenas para incorporar. Acrescente o amendoim triturado, peneire os sólidos de uma vez e misture. É importante não bater muito para não desenvolver o glúten.


4 - Junte o leite talhado, mexa mais um pouco, distribua a massa nas fôrma e leve para assar por, aproximadamente, 45 minutos. Esse tempo varia de forno para forno. Na dúvida, faça o teste do palito!


5 - Retire do forno, deixe esfriar em cima de uma grade.


Para a Cobertura e Decoração

Ingredientes

100g de chocolate ao leite

2 colheres (sopa) de creme de avelã

2 colheres (sopa) de creme de leite gelado

6 rolhas (unidades) de paçoca

Confeitos de amendoim cobertos com chocolate


Modo de Preparo

1 - Num bowl, coloque o chocolate, o creme de avelã e leve ao micro ondas para derreter por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate tenha sido derretido e esteja totalmente incorporado ao creme de avelã.


2 - Feito isso, adicione o creme de leite gelado e misture vigorosamente até formar um creme bem liso e homogêneo.


3 - Cubra todo o topo do bolo com a ganache e espalhe com auxílio de uma colher. Esfarele as paçocas e, com cuidado, distribua ao longo de toda a circunferência do bolo. Finalize a decoração distribuindo confeitos de amendoim cobertos com chocolate. Sirva a seguir e delicie-se!

POSTS RECENTES
bottom of page