top of page
  • @vitorcorrea13

Cuca de Banana com Chocolate


Esse aqui é o bolo que mais representa a minha infância. Cuca. Sim! Pra quem ainda não conhece essa receitinha que super representa os estados do sul do País, trata-se de um bolinho que pode, ou não, levar frutas e é coberto por uma farofinha crocante. Uma verdadeira tentação!


Existem vários tipos de sabores e eu não me canso de fazer e de testar novas combinações. As minhas favoritas, obviamente, levam a minha fruta favorita: a banana! E nesta versão aqui, além da frutinha também traz um quantidade bem generosa de chocolate!

A cuca pode ser feita em vários formatos: na fôrma retangular, na fôrma redonda e, até mesmo, numa fôrma com furo no meio. Aqui em casa eu, geralmente, faço na redonda e comemos direto da fôrma, mas, se você quiser desenformá-la, sugiro que utilize a de furo.


Bom, acho que já falei muito... Então, que tal deixar o papo de lado e partiu receitinha??? Espero que vocês testem, pois vale muito a pena cada mordida!


Grande beijo!

Para a Farofa

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

60g de manteiga sem sal

1 colher (café) de canela

Modo de Preparo

1 - Junte todos os ingredientes numa tigela e, com a ponta dos dedos, vá misturando até obter uma farofa grossa e úmida. Reserve.


Para a Massa e Recheio

Ingredientes

3 ovos

60g de manteiga em temperatura ambiente

1 1/4 xícara (chá) de açúcar

2 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de fermento em pó

4 bananas picadas em rodelas

100g de chocolate ao leite


Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180° C, unte uma fôrma retangular com manteiga, enfarinhe e reserve. Numa tigela, deposite os ovos, o açúcar e bata até espumar. Nessa etapa, adicione a manteiga e bata até que nenhum pedacinho da manteiga esteja perceptível.


2 - Junte, então, a farinha de trigo e o leite, alternando as inserções com leves mexidas, apenas para incorporar os ingredientes. Coloque o fermento e dê mais uma mexida. A massa deve ficar mais firme para que as frutas não afundem. Deposite a massa na assadeira, disponha as bananas sobre toda a massa e preencha os intervalos com pedaços de chocolate. Cubra com a farofa e leve para assar por, aproximadamente, 50 minutos ou até que a massa passe no teste do palito. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page