top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Quatro Leites


Fazia tempo que eu queria publicar essa receita aqui, mas eu não conseguia pensar numa decoração que estivesse à altura desta receita. Enfim... A vida nos surpreende com cada coisa, não é mesmo? Dias desses a internet estava em polvorosa por conta da estreia da nova temporada de Game Of Thrones. Agora, podem me chicotear: eu nunca assisti um episódio sequer... Já procurei a série em box, mas achei muito caro (pelo menos por enquanto), então vou aguardar baixar um pouco para depois fazer esse investimento. Resumo da ópera: ao buscar algumas informações sobre a série, me deparei com um poster que tinha um emaranhado e aquilo me chamou a atenção. Fiquei tão aficcionado por ele que decidi que essa seria a decoração perfeita para essa delícia de bolo 4 leites.

A receita do bolo em si é super fácil. A decoração é a parte que vai exigir um pouquinho mais de habilidade, porém, se não ficar bonito não tem problema! Chocolate é sempre chocolate e nunca vai fora, não é mesmo?!

Como aqui no Sul está bem frio nessa época, é bem fácil de manusear o chocolate. Contudo, se você mora numa região um pouco mais quente, o chocolate pode ficar mais temperamental. Uma dica para ele não quebrar na hora de remover o papel vegetal é fazer traços grossos de chocolate. Se eles quebrarem durante esse processo não tem problema. Basta quebrar o restante e colar ao longo do bolinho com auxílio de um pouco de chocolate derretido. Enfim, deixe a sua criatividade correr solta e faça a decoração que você sentir mais segurança. Só não vale deixar de testar essa receita. Bora lá?

Para o Bolo

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite em pó

2 ovos

1/4 xícara (chá) de leite integral

3/4 xícara (chá) de iogurte natural

1/2 xícara (chá) de óleo de canola

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

1 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte uma assadeira retangular de 30cm de comprimento com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e reserve.


2 - Deposite no copo do liquidificador os ovos, o óleo, o iogurte, o leite, o açúcar e bata até formar um creme bem homogêneo.


3 - Vire a mistura numa tigela e então comece a peneirar os sólidos: trigo, leite em pó, fermento, bicarbonato e misture os apenas para incorporar. Deposite a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.


4 - Espere esfriar por completo e, então, corte o bolo no formato desejado.

***Nesta preparação, eu fiz círculos de 7cm de diâmetro.



Para o Recheio

Ingredientes

200g de leite condensado

2 colheres (sopa) de leite em pó

30g de chocolate branco de boa qualidade

50g de creme de leite fresco (nata)

1/4 xícara (chá) de leite para umedecer os bolinhos

Modo de Preparo

1 - Numa panela média de fundo grosso, coloque o leite condensado, o leite em pó e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone, até que a massa desgrude do fundo da panela. Adicione, então, o chocolate e o incorpore à mistura.


2 - Quando atingir o ponto, desligue o fogo, e espere a massa esfriar por completo. Adicione, então, o creme de leite fresco e, com auxílio de uma batedeira de mão, misture todos os ingredientes de maneira que se forme um creme leve e aerado. Deposite a mistura num saco de confeitar e leve à geladeira para descansar por 30 minutos.


3 - Passado o tempo, corte cada um dos bolinhos ao meio, umedeça-os, recheie-os e reserve.


Para a Decoração

Ingredientes

150g de chocolate branco de boa qualidade


Modo de Preparo

1 - Separe copos de diâmetro pouco maior que o aro que serviu de molde para os bolinhos. Corte tiras de papel vegetal com 18cm de comprimento e 8 cm de altura. Reserve.


2 - Feito isso, pique o chocolate, deposite-o num bowl e leve ao micro ondas para derreter, por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja completamente derretido. Deposite o chocolate num saco de confeitar e inicie a preparação.


3 - Separe uma folha de papel vegetal, faça uma pequena abertura na ponta do saco de confeitar e inicie a fazer movimentos de zigzag ao longo de toda a extensão da folha. Feito isso, repita o processo, porém no sentido inverso. Se puder, faça movimentos aleatórios por cima. Quanto mais rabiscado, melhor será o efeito da "grade de chocolate". Deixe a tira descansando um pouco antes de enrolar o copo. Aproveite para repetir o processo com o restante das folhas e dos chocolates.


4 - Quando o chocolate começar a perder o brilho vai ficar mais fácil de manusear o papel. Com cuidado, cubra toda a circunferência do copo com o papel revestido pela trama de chocolate até que as duas pontas tenham se cruzado. Feito isso, leve à geladeira para firmar. Repita o processo com os demais.


Para a Montagem

Ingredientes

300g de chocolate branco de ótima qualidade

50g de leite em pó para polvilhar na lateral dos bolinhos

Flores (opcionais)


Modo de Preparo

1 - Pique o chocolate, deposite-o num bowl e leve ao micro ondas para derreter, por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja completamente derretido.


2 - Feito isso, vire uma quantidade generosa do chocolate sobre um dos bolinhos já recheados de maneira que escorra pelas laterais. Com uma espátula, espalhe o chocolate de maneira que todo o bolinho esteja coberto. Deposite o bolinho num refratário e leve à geladeira para firmar. Repita o procedimento com os demais bolinhos. Quando os bolinhos estiverem com a cobertura firme, retire-os da geladeira e, com cuidado, salpique leite em pó ao longo da lateral de cada um dos bolinhos.


3 - Quando todos os bolinhos estiverem devidamente com a cobertura, deposite o bolinho no prato em que irá servir. Retire as grades de chocolate da geladeira, remova o papel vegetal com cuidado e, lentamente, deposite o enfeite ao redor de cada um dos bolinhos. Decore com flores e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page