top of page
  • @vitorcorrea13

Rocambole de Goiabada


Sim, eu sei que eu já falei inúmeras vezes aqui que eu acho pão de ló meio que sem graça. E continuo achando... Mas, algumas vezes, é possível deixá-lo com um gostinho super especial. Seja pela apresentação e, é claro, pelo conteúdo que vem junto dele... Não preciso nem dizer o quanto eu gosto de goiabada, haja vista a quantidade de receitas que eu já utilizei essa maravilhosidade. Porém, nessa receita aqui, o recheio de goiabada super eleva o pão de ló sem graça a um outro patamar... Patamar digno de algumas repetições, diga-se de passagem...

A massa, levemente adocicada, super abraça o recheio pra lá de cremoso e doce. Apesar de ser uma receita simples, o sabor e a beleza super conquistam até os paladares mais exigentes (pra não dizer chatos).

Obviamente que é possível utilizar outros tipos de recheios nessa preparação. Em breve eu postarei outra receita que eu faço com essa mesma base e que super faz sucesso nas festinhas. É tipo hit!

Pensa que lindo uma beleza dessa deixando a sua mesa de café da tarde ainda mais especial... Tenho certeza de que você vai gostar!

A receitinha é super simples e esse foi um dos bolos que a minha avó fez para a festa de casamento de uma das minhas tias. Porém, na versão delas, não ia licor no recheio e ele era coberto com glacê. Como eu não sou obrigado a usar glacê, tratei de dar a minha atualizada na receita. kkkk Eu não era nascido, aliás, minha mãe foi a dama de honra deste casamento. Mas, pelo que me contaram, as festas duravam alguns dias naquela época. E como nossa família não possuía refrigerador, todos os doces eram preparados na semana das festividades e armazenados dentro de baus. O bau que guardou esses quitutes ficou na casa da minha mãe até poucos anos, porém os cupins resolveram fazer moradia nele e foi inevitável mantê-lo por lá. Mas, o mais importante, é que a história ficou guardadinha e eu estou aqui dividindo com vocês.


Espero que gostem... Apesar da simplicidade, é cheia de amor.

Para o Bolo

Ingredientes

5 ovos

5 colheres (sopa) de açúcar

5 colheres (sopa) de farinha de trigo

Pitada de sal

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte uma fôrma retangular de 30cm de comprimento com manteiga, forre com papel manteiga, unte novamente com manteiga, polvilhe farinha de trigo, remova o excesso da farinha e reserve a fôrma.


2 - Separe as gemas das claras, com a batedeira em velocidade média, bata as claras com o sal até obter pico firme. Sem diminuir a velocidade, adicione, uma a uma, as colheres de açúcar.


3 - Quando todas o açúcar tiver sido incorporado, ainda com a batedeira ligada, junte as gemas, uma a uma, batendo o mínimo possível entre cada adição.


4 - Junte, então, a farinha de trigo, seguindo o mesmo protocolo dos itens anteriores: com a batedeira em velocidade média e uma colher por vez.


5 - Deposite a massa na assadeira, nivele com delicadeza e leve ao forno para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que a superfície esteja completamente douradinha. Cuidado para não exceder muito o tempo para que a massa não fique ressecada.


6 - Retire a fôrma do forno e deixe amornar antes de remover o bolo, com papel manteiga, da fôrma. O bolo dá uma murchada assim que sai do forno.


Para o Recheio

Ingredientes

250g de goiabada cascão

1 colher (sopa) de licor de pêssego

1/4 xícara (chá) de água


Modo de Preparo

1 - Pique a goiabada e, em seguida, junte todos os ingredientes numa panela. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que toda a goiabada tenha se desfeito num maravilhoso creme. Se houver necessidade, use um mixer para deixar a textura mais uniforme. Espere amornar antes de rechear.


Para a Montagem

Ingredientes

Açúcar para polvilhar (o quanto baste)


Modo de Preparo

1 - Retire o bolo, com papal manteiga, da fôrma e o disponha sobre uma bancada limpa. Em seguida, vire o recheio sobre a massa e, com cuidado, espalhe sobre toda a superfície de maneira que nenhuma parte fique sem estar coberta.


2 - Feito isso, com cuidado, comece a enrolar uma das pontas ao mesmo tempo que descola o papel manteiga da massa. Aperte bem para que não desenrole. Depois, remova todo o papel, remova uma fatia de cada ponta para ficar mais uniforme, disponha o rocambole no prato em que irá servir e polvilhe açúcar. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page