top of page
  • @vitorcorrea13

Filé com Molho de Pimentas


Confesso que não sou aquele tipo de pessoa que faz questão de ter carne à mesa em todas as refeições, mas, em determinados casos, eu faço questão de degustar um bom corte... É o que acontece com esse contrafilé ao molho de pimentas. Simplesmente dispensa comentários!


Um bom corte de carne com um molho delicioso e que super combina os mais variados tipos de acompanhamentos... Assim o descreveria!

Logo que viajei a primeira vez para a Europa, mais precisamente a Londres, de cara estranhei a quantidade de pimenta utilizada no preparo das refeições. Então, quando fui preparar esse prato aqui, fiquei meio receoso... Contudo, fiquei surpreso com a suavidade do gosto das especiarias nessa receita.


Definitivamente, esta é uma receita que você deve preparar se quiser extrair ao máximo os sabores de um delicioso corte de carne. E, se eu fosse você, faria o teste o quanto antes... Pois tudo que é bom merece ser testado!!!


Bora aprender???


Neste ensaio:

- Louças: Olaria Paulistana e Porto Brasil Cerâmicas

Ingredientes

600g de contrafilé com 5 cm de espessura

2 colheres (sopa) de mix de grãos de pimenta

1 colher (sopa) azeite

1 colher (sopa) manteiga

Sal

100mL de conhaque

100mL de creme de leite fresco

Modo de Preparo

1 - Com uma faca afiada, remova o excesso da capa de gordura e faça vincos (no sentido diagonal da gordura remanescente).


2 - Num pilão, junte as sementes de pimenta de sua preferência e soque até formar uma farofa. Em seguida, distribua os filés numa tábua e salpique a farofa de pimenta. Com as mãos, pressione as sementes contra os filés. Faça isso nos dois lados. Feito isso, deposite os filés num prato e cubra com plástico filme para que possam absorver o tempero.


3 - Numa frigideira, deposite a manteiga, o azeite e leve ao fogo médio/alto. Quando a manteiga estiver derretida, junte os filés. Tempere com sal. Deixe a carne dourando por 3 minutos. Vire a carne e espere mais 3 minutos para deixar a carne malpassada. Se quiser ao ponto, deixe por 5 minutos.


4 - Neste ponto, junte o conhaque e deixe o álcool evaporar. Depois, deposite os filés num prato e cubra com papel alumínio.


5 - Na frigideira utilizada para o preparo dos filés, junte o creme de leite e mexa bem raspando o fundo da panela (3 minutos). Acerte o sal.


6 - Sirva a seguir o filé com colheradas do molho por cima. Aqui, sugeri servir acompanhado de batatas hasselback, mas super encara uma batata frita, um arroz soltinho e um purê. Fica a seu critério.


POSTS RECENTES
bottom of page