top of page
  • @vitorcorrea13

Mini Naked de Churros


Churros é tipo um vício pra mim. Bolo de Churros, então... O que posso dizer? São tantas as lembranças que me vêm a mente que eu não saberia ao menos responder qual é a primeira memória que eu tenho com essa delícia. Porém, preparar essa receita é algo relativamente novo pra mim, mas, desde que comecei a fazer, nunca mais parei. Acredito que seja totalmente compreensível, não é mesmo? Também pudera... Sabor e aromas que se combinam e formam um casamento perfeito numa verdadeira festa dentro da boca! Como eu tô viciado em fazer bolinhos fofuxinhos, não poderia deixar de fora um dos sabores que eu mais amo.

A massa dessa delícia aqui é diferente do bolo de churros que eu já ensinei lá no Canal do Menu do Chef do Youtube, porém é tão deliciosa quanto, sem falar que é mais fácil de preparar. O charme dessa preparação fica por conta da apresentação em formato de Mini Naked. Já pensou que linda uma mesa de aniversário com essas delicinhas? Olha hein, dá até pra faturar uma graninha com essas lindezas aqui...

E como a gente gosta de partir direto pro que interessa, bora ver o passo a passo dessa maravilha e ir correndo pra cozinha colocar a mão na massa? Espero que vocês façam, compartilhem, dividam a receita com amigos, pois, pra mim, tudo que é bom precisa ser levado adiante. E é o caso dessa maravilha aqui... Bora lá?

Para o Bolo

Ingredientes

2 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar refinado

170g de iogurte natural

1/2 xícara (chá) de óleo vegetal

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1 - Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga uma fôrma retangular de 30cm de comprimento, polvilhe trigo nas laterais e reserve.


2 - Numa tigela, peneire os ingredientes secos: farinha de trigo, canela, fermento, bicarbonato e reserve.


3 - Numa tigela, junte os ovos, o iogurte, o açúcar, o extrato de baunilha, o óleo e misture bem.


4 - Adicione os ingredientes secos de uma só vez e bata até obter uma massa bem homogênea.


5 - Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. O tempo de forno pode variar também. Cheiro de bolo é um sinal que está quase pronto, portanto fique atento. Para não ter dúvida, faça o teste do palito.


6 - Retire o bolo e corte quando estiver frio.


Para o Recheio e Cobertura

Ingredientes

395g de leite condensado

2 colheres (sopa) de creme de leite fresco (nata)


Modo de Preparo

1 - Remova o rótulo do leite condensado, deposite a lata numa panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo médio. Quando começar a chiar, conte 40 minutos e, então desligue o fogo. Quando o vapor tiver saído por completo, retire a lata de dentro da panela, porém espere esfriar por completo antes de abrir (melhor aguardar umas duas horas).


2 - Após o período de descanso, junte o conteúdo da lata numa panela com o creme de leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Deposite num prato para esfriar. Depois de frio, armazene num saco de confeitar com um bico de sua preferência e reserve.


Para o Brigadeiro

Ingredientes

200g de leite condensado

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1 colher (chá) de manteiga

Açúcar e Canela para enrolar


Modo de Preparo

1 - Junte todos o leite condensado, a manteiga e o extrato de baunilha numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter ponto de brigadeiro (para enrolar). Depois, deposite a massa num prato, cubra imediatamente com plástico filme e leve à geladeira para firmar.


2 - Quando estiver no ponto certo, faça pequenas bolinhas, as envolva no açúcar e reserve.


Para a Montagem

Ingredientes

Açúcar e canela o quanto baste para polvilhar nos bolinhos


Modo de Preparo

1 - Com o bolo devidamente frio, corte-o no formato que deseja apresentar. Eu sugiro utilizar um aro de metal de 6cm de diâmetro.


***Caso você não possua cortadores redondos, sugiro utilizar pires de xícara de café, ou forminha de empadinha para servir de guia. Ou faça um gabarito em papel. Outra opção é fazer os bolinhos em formato quadrado. Ficam igualmente lindos.


2 - Em seguida, passe as bordas do bolo numa mistura de açúcar com canela e deposite o bolinho sobre uma grade. Repita o procedimento com todos os bolos.


3 - Quando todos os bolinhos estiverem respectivamente envolvidos com o açúcar, no topo de cada bolinho, distribua o doce de leite conforme as imagens acima. Feito isso, deposite um brigadeiro, finalize a decoração com uma bandeirola e sirva a seguir,



POSTS RECENTES
bottom of page