top of page
  • @vitorcorrea13

Filé de Peixe à Portuguesa


Não poderia deixar de compartilhar com vocês a minha versão de filé de peixe assado à moda Portuguesa. Quem conhece Florianópolis, sabe que existe um lugar chamado São Pedro de Alcântra e foi lá que eu comi um dos melhores peixes assado da minha vida! Como Florianópolis tem a cultura açoriana muito presente, é possível entender porque a culinária da Capital catarinense me agrada tanto...

Muita gente me enviou e-mail pedindo receita de peixe para preparar na semana santa, porém, devido aos probleminhas com o Canal do youtube, dentre outros problemas de saúde familiares, eu me vi meio que atolado de coisas e não consegui publicar a receita antes. Porém ela está aqui! E espero que vocês gostem!

Eu nasci próximo ao litoral do estado e, como vocês sabem, Santa Catarina é presenteada com lindas praias ao longo de toda a sua extensão. Porém, como moro atualmente no extremo Oeste do estado, bem pertinho das divisas com a Argentina, peixe fresco por aqui é um artigo de luxo. Peixe de água salgada, então... Nem se fala! Quando chega esse tipo de produto por aqui ainda tenho minhas dúvidas sobre a procedência do mesmo... Enfim, originalmente, eu preparava essa receita com bacalhau dessalgado. Como não encontrei uma posta de bacalhau bem lindona do jeito que eu queria, me vi obrigado a utilizar um filé de peixe. O resultado sempre agrada. Peixe é bom sempre! (menos os de água doce, porque eu não gosto. Pra mim tem gosto de barro).


Enfim, mesmo que você já tenha almoçado hoje, fica aqui a minha sugestão de prato para preparar, não apenas nessa data específica, como sempre que você desejar! Bora ver como é fácil?


Beijão!!!

Ingredientes

4 Filés de Peixe

4 batatas inglesas médias

1 cebola roxa

1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes

2 ramos de tomilho fresco

2 dentes de alho

1 xícara (chá) de tomates cereja

Sal e Pimenta do Reino a gosto

1 xícara (chá) de azeite de oliva de boa procedência

1/2 xícara (chá) de vinho branco

Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para aquecer em 180°C, separe uma travessa retangular e faça o pré preparo dos ingredientes: lave as batatas, as mantenha com a casca e faça fatias de 1cm de largura. Descasque e fatie fino a cebola, descasque e pique bem os dentes alho, lave os tomatinhos cereja e pique a azeitona.


2 - Inicie a montagem espalhando as batatas nos quatro cantos da assadeira. Em seguida, faça uma cama de cebolas, espalhe metade dos tomates, do alho, das azeitonas e debulhe um ramo de tomilho. Tempere todos os ingredientes com sal, pimenta do reino.


3 - Sobre os ingredientes, deposite as postas de filé de peixe. Tempere os com sal e pimenta do reino. Cubra os filés com o restante das cebolas, dos tomates, azeitonas e alho. Despeje o azeite, o vinho branco e cubra a travessa com papel alumínio.


4 - Leve para assar por 30 minutos com o papel. Após o período, remova o papel alumínio, e deixe que os ingredientes peguem uma corzinha (esse tempo pode variar de acordo com a espessura da posta do peixe - aqui em casa eu deixei 10 minutos).


5 - Retire do forno, sirva a seguir e finalize com mais uma porção generosa de azeite.

POSTS RECENTES
bottom of page