top of page
  • @vitorcorrea13

Mini Naked de Nozes e Doce de Leite

Quem aqui lembra que, no post de ontem, eu tinha outra coisa para contar com relação ao bolo de nozes??? Então... Essa lindeza aqui foi feita com a mesma massa de bolo que eu postei. Porém, para ficar mais charmoso, eu resolvi fazer uma decoração um pouco mais trabalhadinha. Mas, nem por isso, significa que você vai passar trabalho, ok? Bolo fácil de preparar e decoração mais fácil ainda...

Eu sou fã de bolo de nozes e, modéstia a parte, essa receita que eu passei é incrível! Mas, pra mim, bolo de nozes super combina com doce de leite. Mas não esses doces de leite comprados no mercado (tirando os deliciosos argentinos e uruguaios). Falo de leite condensado feito em casa.


O leite condensado pode ser preparado através do cozimento do leite com açúcar até atingir cor de caramelo e depois acrescentar o bicarbonato. Mas isso demanda tempo e paciência. Por isso eu acabo utilizando o método mais fácil que é o de cozinhar a lata de leite condensado na pressão. Quem ainda não o fez, por favor, faça! Fica incrível, com uma consistência maravilhosa e um sabor espetacular!


E pra completar toda essa deliciosidade suprema, nada como umas gotas de chocolate branco para imprimir personalidade tanto na decoração quanto no sabor...


Bora ver como é fácil???

Para o Bolo

Ingredientes

1 xícara (chá) de nozes trituradas

4 ovos

25g de manteiga

170g de iogurte natural

1/4 xícara (chá) de óleo de milho

1 e 3/4 xícara (chá) de açúcar demerara

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de amido de milho

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Açúcar para polvilhar

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte uma assadeira retangular de 30cm de comprimento com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e reserve.


2 - No copo do liquidificador, junte os ovos, o iogurte, o óleo, o açúcar, a manteiga e bata até formar um creme bem homogêneo.


3 - Vire a mistura numa tigela e então comece a peneirar os sólidos: trigo, amido de milho, fermento, bicarbonato. Adicione as nozes trituradas e misture os apenas para incorporar. Deposite a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 35 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.


4 - Espere esfriar por completo e, então, com uma faca de serra, corte o bolo em quadrados.

***Eu fiz de dois tamanhos para empilhar (a base, 7cm e o do topo 5 cm).


Para o Doce de Leite

Ingredientes

1 lata de leite condensado

2 colheres (sopa) de creme de leite


Modo de Preparo

1 - Remova o rótulo de papel da lata de leite condensado, deposite a lata numa panela de pressão, cubra com água, feche a panela e leve ao fogo médio. Quando a panela começar a chiar, conte 30 minutos e, então desligue o fogo. Quando todo vapor tiver saído, abra a panela e retire a lata do seu interior, mas, ATENÇÃO, espere, pelo menos, duas horas antes de abrir a lata.


2 - Depois do período, abra a lata, deposite o doce de leite numa panela, junte o creme de leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que o creme se solte do fundo da panela. Espere esfriar.


Para a Montagem

Ingredientes

100g de chocolate branco de ótima qualidade

Nozes para decorar


Modo de Preparo

1 - Com os bolinhos devidamente cortados, disponha as bases maiores no prato em que irá servir. Em seguida, com cuidado, deposite uma colherada de doce de leite sobre o bolo e, delicadamente, espalhe sobre toda a superfície. Repita o Procedimento em todos os bolos. Inclusive nos bolinhos menores que irão no topo.


2 - Feito isso, deposite o chocolate branco numa tigela e leve ao micro ondas por 30 segundos para derreter. Se houver necessidade, repita o procedimento. Quando todo o chocolate estiver bem homogeneamente derretido, com uma colherinha, faça movimentos aleatórios sobre os bolinhos de maneira que caiam fios de chocolate branco. Repita o procedimento em cima de todos os bolinhos. Depois é só depositar o bolinho menor em cima da base, decorar com nozes e uma florzinha para dar um charminho. Ou decore do jeito que achar mais interessante. Sirva a seguir e receba os elogios!

POSTS RECENTES
bottom of page