top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Delícia com Frutas Vermelhas

E para dias "calorentos" nada como uma sobremesa deliciosamente refrescante! No vídeo desta semana lá do Canal do Menu do Chef, eu mostro como transformar um bolo que, por si só já é delicioso, em algo ainda mais surpreendentemente e maravilhoso! Trata-se de um Bolo Delícia com Frutas Vermelhas.

Pense comigo: um bolo bem fofinho coberto por um delicioso creme de cereja, regado por uma calda de morangos e coberto com um chantilly perfumado com calda de morangos. E ainda tem todo o azedinho dos morangos frescos para completar essa explosão de sabores dentro da boca! Tá pensando que é brincadeira, é?!

Nas minhas últimas férias, vi muito deste tipo de sobremesa nas vitrines das grandes Patissêries. No entanto, experimentei uma única vez e o sabor ficou muito registrado na minha cabeça. Porém o que eu comi levava ruibarbo, então tratei de adaptar uma receita com ingredientes que fossem de mais fácil acesso.

Bom, a receitinha é fácil, porém é feita em algumas etapas. Portanto, leia a receita e assista ao vídeo (já aproveita e deixa o seu like, se você gostar do vídeo, obviamente, e se inscreve no Canal pra ficar por dentro de todas as novidades).

E se você quiser me marcar quando preparar essa maravilha aí na sua casa, eu vou adorar ir lá dar o meu like!

Grande beijo!

Para a Massa

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento químico

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

80g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 xícara (chá) de açúcar refinado

3 ovos

3/4 xícara (chá) de iogurte natural (sem açúcar)

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180° C, unte uma fôrma redonda (15 cm de diâmetro) de fundo falso com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e reserve.


2. Numa tigela, junte a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e reserve.


3. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem. Adicione a mistura de sólidos de uma única vez e os incorpore à mistura. Junte o iogurte e dê mais uma misturada.


4. Transfira a massa para a fôrma e nivele a massa.


5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos antes de desenformar. Utilize uma grade para que o ar circule e o bolo esfrie por completo.


Para o Creme de Cereja

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de açúcar refinado (para diluir no leite)

1 1/2 xícara (chá) de leite integral

4 gemas

1/2 xícara (chá) de açúcar refinado (para bater com as gemas)

400g de creme de leite fresco (ou nata)

12 g de gelatina sem sabor

5 colheres (sopa) de água

150g de cereja em calda

200g de chocolate branco de qualidade


Modo de Preparo

1 - Num pote, coloque a gelatina, a água e deixe hidratar por 5 minutos.


2 - Leve uma panela com água ao fogo médio para preparar o banho maria. Coloque uma tigela sobre a panela, junte o chocolate branco e o derreta até ficar um creme bem homogêneo. Retire do fogo e reserve.


3 - Separe as gemas das claras. Deposite as gemas numa tigela (guarde as claras para outra preparação), junte o açúcar e bata até obter um creme claro e fofo e reserve.


4 - Leve uma panela ao fogo médio e junte o leite, o açúcar, mexendo bem até amornar. Feito isso, deposite uma concha do mistura ainda morna sobre o creme de gemas e bata vigorosamente. Retorne as gemas à panela com o restante do leite e mexa sempre até obter um creme mais espesso. Para saber se chegou ao ponto correto basta passar o dedo nas costas da espátula que estiver mexendo: se formar um caminho é hora de desligar.


5 - Leve a gelatina ao micro ondas por 15 segundos para derreter e a deposite na panela com o creme de gemas.


6 - Bata o creme de leite fresco até obter ponto de chantilly e reserve.


7 - Num processador, coloque as cerejas e bata até obter um purê.


8 - Em seguida, coloque a mistura de gemas e gelatina na tigela do chocolate derretido. Acrescente o purê e o incorpore. Adicione, então, metade do chantilly e o incorpore. Deposite a outra metade do chantilly.


9 - Forre as laterais de uma fôrma de fundo falso (21cm de diâmetro) com acetato e deposite o creme de cerejas até em torno de 2 dedos de altura e leve ao congelador para firmar por 20 minutos.


10 - Após esse período, deposite o bolo na porção central da fôrma e complete as laterais com o restante do creme de cerejas. Leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas.


Para a Calda

Ingredientes

200g de morangos picados

1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

1/4 xícara (chá) de suco de limão


Modo de Preparo

1 - Junte os ingredientes numa panela e os leve ao fogo baixo mexendo, de vez em quando, até formar um creme bem encorpado (em torno de 20 minutos). Depois, se preferir, utilize um mixer para deixar a calda com uma textura mais lisa.


Para o Chantilly

Ingredientes

300g de creme de leite fresco

1/4 xícara (chá) de açúcar refinado

3 colheres (sopa) de calda de morango


Modo de Preparo

1 - Bata o creme de leite com o açúcar até obter ponto de chantilly. Junte a calda de morango e dê uma leve misturadela. Deposite o creme num saco de confeitar com um bico de sua preferência e reserve.


Para a Montagem

Ingredientes

Morangos frescos partidos ao meio


Modo de Preparo

1 - Desenforme o bolo com cuidado, remova a folha de acetato e o deposite no prato em que irá servir.


2 - Despeje a calda no topo do bolo e faça pequenos confeitos ao longo de todo o diâmetro do bolo. Em cima de cada confeito deposite um morango partido ao meio. Sirva a seguir e regue mais calda em cima de cada fatia.

POSTS RECENTES
bottom of page