top of page
  • @vitorcorrea13

Filé Mignon Suíno com Molho de Manga e Maracujá


Sabe a geleia que mostrei ontem??? Então... Que tal fugir do óbvio e dar uma nova roupagem para o assado??? Bastam algumas colheradas daquela geleia para tornar o molho ainda mais especial! Vem comigo que eu te mostro como é fácil!

Na preparação da Rita Lobo, ela sugere servir acompanhado de cuscuz marroquino com ervilhas frescas. Como aqui em casa tem uma pessoa que não curte cuscuz, optei por preparar um delicioso purê de batata doce com manjericão. A combinação dos sabores fica incrível e digna de uma refeição de gala. É só dar uma caprichada na apresentação que o resto fica por conta da deliciosidade do prato. Bora tentar???

PARA O FILÉ MIGNON SUÍNO

Ingredientes

1 peça de filé mignon suíno (cerca de 650 g) 1/4 de xícara (chá) de geleia de manga e maracujá caseira (veja a receita aqui) 1/2 cebola 1/3 de xícara (chá) de água azeite a gosto 1 pitada de açúcar 1/2 colher (chá) de gengibre em pó sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Com a faca, retire e descarte a fáscia e qualquer excesso de gordura da peça de filé mignon suíno. 2. Na tábua, tempere o filé mignon com o gengibre em pó, sal e pimenta-do-reino. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e esfregue com as mãos para temperar toda a superfície da carne. 3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente o filé mignon. Deixe dourar, sem mexer, por cerca de 4 minutos e vire a carne com uma pinça para dourar toda a superfície por igual. Desligue o fogo e transfira o filé mignon para uma assadeira untada com azeite. 4. Regue a peça com mais um fio de azeite e leve ao forno para terminar de assar por cerca de 40 minutos - o filé mignon suíno deve ser servido ao ponto, espete com uma faquinha e verifique: se o líquido ainda sair com sangue deixe assar por mais alguns minutos. 5. Enquanto isso, descasque e pique bem fino a cebola. Volte a frigideira ao fogo médio (não precisa lavar, o queimadinho da carne deu sabor à receita), regue com mais um fio de azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e de açúcar e refogue por cerca de 10 minutos até ficar bem dourada. Regue com 1/3 de xícara (chá) de água e raspe bem o fundo da frigideira com a espátula para dissolver todo o queimadinho. Misture bem a geleia e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto - se quiser um molho mais fluido acrescente água aos poucos. Transfira para uma molheira e reserve. 6. Enquanto o filé mignon termina de assar, prepare o purê de batata doce com manjericão.
(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=301174)

Para o Purê

Ingredientes

200 g de batata doce

1/4 xícara (chá) de folhas de manjericão

1/3 xícara (chá) de leite integral

1 colher (sopa) de manteiga gelada

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

1 - Lave a batata em água corrente e, com auxílio de uma escovinha, remova todas as sujidades. Em seguida, deposite a batata ainda com casca numa panela, cubra com água e leve ao fogo médio/alto até levantar fervura. Conte 25 minutos e desligue o fogo (espete uma faca para ver se ficou macia. Se houver necessidade, deixe mais uns minutos).


2 - Descarte a água do cozimento, deposite a batata sobre uma tábua e, com cuidado, remova a casca. Pique, grosseiramente, a batata e a deposite numa panelinha. Junte o leite, tempere com sal, pimenta, junte as folhas de manjericão e bata tudo com um mixer até obter um creme liso. Acrescente a manteiga e misture bem. Se houver necessidade, leve ao fogo para aquecer.


Para a Montagem

1 - Deposite colheradas do purê no centro do prato e, sobre ele, acomode fatias do filé suíno as quais devem ser cobertas pela calda de manga e maracujá. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page