top of page
  • @vitorcorrea13

Pão Creme de Baunilha


E olha só que sugestão deliciosa para preparar e surpreender a mamãe num delicioso café no dia das mães: pão creme de baunilha com cobertura de chocolate! Tá pensando que a gente brinca em serviço? Claro que não... hahahaha Aqui é tiro, atrás de tiro, bem!

Pãozinho doce preparado em casa com muito amor, de massa macia e recheado com um creme aromático de baunilha... O que você quer com tudo isso? Obviamente que é MATAR sua mamãe de tanto orgulho! Claro que você não precisa fazer, especificamente, no dia das mães, mas, que tal fazer esse agradinho? Eu acho que ela merece, não?

Se você conseguir resistir a tentação de devorar todos esses pedacinhos do céu, sugiro colocar alguns desses pãezinhos numa embalagem bonita e presentear alguém que você goste. Com certeza a pessoa vai adorar receber essa deliciosidade. Afinal de contas, quem não gosta de ser mimado?

A receita é simples, mas precisa de uma certa dose de paciência na hora da decoração. Mas, com o tempo, melhora! Eu sou um exemplo vivo disso... Ainda tenho muito o que melhorar, a aprender, mas, comparado ao que era quando iniciei o site, estou muito melhor... Isso é só questão de prática! Então, tá esperando o que pra começar a praticar? Corre pra cozinha agora e se mete a fazer essa receita aqui que eu garanto que você não vai se arrepender!

Para a Massa

Ingredientes

450g de farinha de trigo

7 colheres (sopa) de açúcar refinado

1/4 xícara (chá) de óleo de milho

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

10g de fermento biológico seco

1/2 xícara (chá) de leite morno

1 ovo

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, coloque o fermento, junte uma colher (sopa) do açúcar, o leite morno, misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar até espumar e dobrar de volume (em torno de 20 minutos). Numa outra tigela, junte a farinha de trigo, o restante do açúcar, misture bem, abra um furo no meio da farinha e reserve.


2 - Após o período de descanso do fermento, junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite o óleo, o ovo, o fermento, o extrato de baunilha e com a ponta dos dedos comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por alguns minutos.

***Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.


3 - Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 1 hora ou até que a massa cresça o suficiente.

***Como eu moro no Sul, o tempo as vezes não colabora para o crescimento da massa. O que eu faço? Eu levo uma xícara com água ao micro ondas e deixo aquecer por 40 segundos. Depois eu coloco a tigela que a massa está descansando em cima da xícara. Mas você pode cobrir a tigela com um pano limpo e colocar ao sol.


Para o Creme de Baunilha

Ingredientes

5 colheres (sopa) de açúcar refinado

2 gemas peneiradas

1 colher (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de amido de milho

250mL de leite integral

1 fava de baunilha


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte as gemas com o açúcar e bata, com auxílio de um batedor de arame até obter um creme bem clarinho e tenha dobrado de volume. Nesta etapa, adicione a farinha de trigo, o amido de milho, bata mais um pouco para incorporá-los e reserve.


2 - Numa panela, deposite o leite, abra a fava de baunilha, retire as sementes e as junte ao leite, junte também a fava e leve ao fogo médio até levantar fervura. Assim que o leite começar a ferver, coloque uma concha da infusão de leite baunilhado na tigela das gemas e mexa vigorosamente para que as gemas não cozinhem. Feito isso, adicione o restante do leite na tigela, misture bem, coloque a mistura de gemas e leite na panela e retorne ao fogo. Mexa sempre até que o creme esteja completamente homogêneo e adquira uma consistência mais firme.


3 - Retire do fogo, deposite o creme num prato, cubra-o imediatamente com plástico filme e leve à geladeira para resfriar e ficar mais firme.


Para a Montagem e Cobertura

Ingredientes

1 ovo batido

300g de chocolate branco de qualidade

80g de chocolate ao leite de qualidade


Modo de Preparo

1 - Separe algumas assadeiras e reserve. Após o tempo de descanso da massa, pegue um pedaço da massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue, trabalhe um pouco a massa, faça uma bolinha, abra a massa, deposite uma colherada do creme no centro, feche a bolinha e disponha a massa na assadeira com as bordas viradas para baixo. Repita o procedimento com o restante da massa.


2 - Quando todos os pães estiverem dispostos na assadeira, deixe descansarem por 40 minutos. Na metade do tempo, pré aqueça o forno a 180° C. Antes de assar, pincele o ovo batido em toda a superfície da massa e leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos ou até que estejam completamente douradinhos.


4 - Quando assados, disponha os pãezinhos sobre uma grade para que esfriem.


5 - Pique o chocolate branco, o deposite num bowl e leve ao micro ondas para derreter por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que o chocolate esteja completamente derretido. Faça o mesmo com o chocolate ao leite.


6 - Assim que os chocolates estiverem derretidos, com cuidado, pegue um pãozinho e o mergulhe na tigela de chocolate branco de maneira que apenas o topo do pão fique completamente coberto com o chocolate e, em seguida, deposite sobre uma grade. Mergulhe a ponta de um palitinho de churrasco no chocolate ao leite e distribua pontinhos num linha reta sobre o topo do pãozinho. Feito isso, com um palito de dente, faça movimentos aleatórios de maneira que se misture o chocolate preto com o branco e se obtenha um bonito desenho. Repita os procedimentos com os demais pãezinhos.


6 - Assim que os pãezinhos estiverem com a cobertura firme, sirva acompanhado de uma boa xícara de café.

POSTS RECENTES
bottom of page