top of page
  • @vitorcorrea13

Pão de Mel


E olha a dica maravilhosa para aumentar a renda de casa: Pão de Mel. É deliciosidade pura, sem mistura, meus amigos! Bolinho super fofinho, massa úmida, recheio mega cremoso e casquinha de choco para arrematar toda essa maravilhosidade!

Aqui, nesta preparação, eu utilizei forminhas específicas para a confecção desse tipo de receita. Porém, como eu sei que muita gente não possui, a minha sugestão é dobrar a massa e assar numa fôrma retangular. Depois é só cortar os disquinhos com cortadores ou fazer quadradinhos.

E como eu sou aquele tipo de pessoa que não consegue deixar de comer um doce, mesmo durante a semana, resolvi compartilhar com vocês essa minha versão do delicioso clássico. Garanto que vocês irão fazer sucesso com essa delícia aqui! Bora tentar?

Para o Bolo

Ingredientes

100mL de leite integral

Suco de 1 limão

1 colher (chá) de canela em pó

1 pitada de cravo em pó

1 pitada de noz moscada

3 colheres (sopa) de mel

1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

2 ovos

50mL de óleo de girassol

1 colher (sopa) de chocolate em pó 50% cacau

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para pré aquecer a 180° C, unte forminhas de pão de mel com manteiga e polvilhe chocolate em pó (eu uso desmoldante), separe uma fôrma retangular de 30cm de comprimento e reserve.


2 - Numa tigela, junte o leite, o limão, misture bem, espere talhar e reserve. Numa tigela, junte os ovos, o óleo, os açúcares, a canela, o cravo, a noz moscada, o mel e bata até formar um creme liso.


3 - Feito isso, comece a adicionar os ingredientes secos: Peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó, o bicarbonato, o fermento e mexa delicadamente até que todos os ingredientes tenham sido incorporados à mistura. Adicione o leite talhado e misture bem.


4 - Em cada forminha, deposite uma colher da massa. Em seguida, disponha as forminha numa assadeira maior e leve para assar por, aproximadamente, 12 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.


5 - Quando estiver completamente assado, retire do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar os discos para a montagem.

***Para quem não tiver forminhas de pão de mel em grande quantidade, eu sugiro dobrar a receita e assar numa assadeira superior a 30cm de comprimento. Uma dica importante é não preencher a fôrma até mais que a metade da altura. Depois de assado, o bolo pode ser cortado em quadradinhos, ficam igualmente lindos.


Para o Recheio

Ingredientes

395g de leite condensado

2 colheres (sopa) de creme de leite fresco (ou nata)


Modo de Preparo

1 - Remova o rótulo do leite condensado, deposite a lata numa panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo médio. Quando começar a chiar, conte 40 minutos e, então desligue o fogo. Quando o vapor tiver saído por completo, retire a lata de dentro da panela, porém espere esfriar por completo antes de abrir (melhor aguardar umas duas horas).


2 - Após o período de descanso, junte o conteúdo da lata numa panela com o creme de leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela (ponto de brigadeiro). Retire do fogo e espere amornar. Deposite o doce de leite num saco de confeitar para facilitar a deposição.


Para a Montagem

Ingredientes

395g de doce de leite feito em casa

300g de chocolate amargo para banhar


Modo de Preparo

1 - Com os bolinhos devidamente frios, retire-os das forminhas e, em seguida, os divida ao meio para poder recheá-los.


***Caso você não possua cortadores redondos, sugiro utilizar pires de xícara de café, ou forminha de empadinha para servir de guia. Ou faça um gabarito em papel. Outra opção, conforme falei acima, é fazer os bolinhos em formato quadrado. Ficam igualmente lindos.


2 - Sobre uma grade, deposite a banda do bolinho, coloque o doce de leite e tampe com a respectiva parte de cima. Repita o procedimento com todos os bolos.


3 - Quando todos os bolinhos estiverem respectivamente recheados, pique o chocolate, deposite-o num bowl e leve para derreter no micro ondas por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja devidamente derretido.


4 - Forre uma travessa com papel vegetal e inicie o processo de banho de chocolate. Com cuidado, deposite um bolinho no chocolate derretido e vire de maneira que todas as superfícies fiquem cobertas com o banho. Feito isso, pegue o bolinho com auxílio de um garfo de carne (aqueles de dois dentes bem comprido) e comece a bater o garfo na borda do bowl para que o chocolate excedente escorra. Em seguida, deposite o pãozinho sobre o papel vegetal para secar. Repita o procedimento com os demais bolinhos. Sirva a seguir ou embale, individualmente, para presentear ou, quem sabe, fazer uma renda extra.

POSTS RECENTES
bottom of page