top of page
  • @vitorcorrea13

Coxinha de Frango


E se tem coxinha a gente faz o quê??? A gente faz a festa, é claro!!! Coxinha é tipo amor platônico, é comida que, quando bem feita, traz muitas recordações à memória. Ai, ai... Que delícia de comida!!! E as danadas sabem ser gostosas... Vou te contar, viu!

De tanto ver a Franciele lá do iG @flamboesa mostrar as coxinhas dela (que, aliás, em breve vai sair um vídeo lá no Canal dela ensinando a preparar a delícia - e se você ainda não conhece a Fran, vá até o iG e ao canal dela, super vale a pena e eu super indico!), eu tive que fazer a minha aqui em casa. Eu e a Fran conversamos muito, e a coxinha que ela faz sempre me chamou muito a atenção. Bom, mas como a gente mora bem longe um do outro, ainda não tive oportunidade de experimentar a dela, mas, em breve isso vai se tornar realidade... Enfim, essa coxinha aqui não é a receita dela. É uma receita que eu fiz baseado nas memórias que eu tinha da infância.

Como a minha mãe sempre ajudou a cuidar de parentes que estavam acamados, boa parte da minha infância eu passei na casa da minha irmã mais nova. E é de lá que eu trago essas memórias. A cunhada dela, que morava na casa ao lado, era cozinheira e fazia salgadinhos para festas. Muitas vezes, muitas vezes mesmo, as coisas apertavam e até eu entrava na roda na fabricação. Mesmo que fosse só para empanar os salgados, mas eu tava ali em cima. E essa massa aqui é bem parecida com a que ela preparava. Engraçado como só de falar o cheiro daquela cozinha me vem à cabeça... Grandes tempos aqueles... Enfim, o meu pagamento era realizado com aquelas delícias, obviamente. Eu me esbaldava de tanto comer...


A massa dessa delícia é preparada com o próprio caldo do cozimento do frango e fica espetacular! Uma pena que a essa hora já não tenha mais nenhuma pra contar história, porque fica incrível e é impossível comer uma só!


Bom, espero que vocês gostem e, quando tiverem um tempinho, preparem aí nas suas casas, pois vale a pena!

Para o Caldo

Ingredientes

2 peitos de frango

1/2 cebola

1 folha de louro

3 cravos

1 cenoura

1 talo de salsão

Pimenta do Reino Moída

1L de água

Modo de Preparo

1 - Numa panela de pressão, coloque todos os ingredientes. Feche a panela e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a chiar, conte 20 minutos e então desligue o fogo. Espere sair completamente o vapor, abra a panela, retire o frango, desfie-o e reserve. Passe o caldo por uma peneira, descarte o que ficou retido e reserve o caldo.


Para o Recheio

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite

2 peitos de frango desfiado

1/2 cebola picada

1 folha de louro

2 dentes de alho picados

1/2 xícara (chá) de cenoura ralada

1 tomate sem semente picado

1 ramos de tomilho fresco

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto


Modo de Preparo

1 - Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, junte o azeite, a cebola e deixe refogar por 3 minutos. Adicione, então, a cenoura, a folha de louro e refogue por mais 2 minutos. Junte o alho e refogue por mais 2 minutos. Depois, acrescente o tomate, dê mais uma mexidinha e, acrescente o frango. Debulhe o ramo de tomilho, tempere com sal, pimenta do reino, refogue por mais 5 minutinhos e desligue o fogo.


Para a Massa

Ingredientes

500mL de caldo do cozimento do frango

400g de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de colorífico

1 colher (sopa) de manteiga

3 talos de salsinha bem picadinho


Modo de Preparo

1 - Numa panela, junte o caldo, a manteiga, o sal, o colorífico e leve ao fogo médio até que toda a manteiga esteja completamente derretida.


2 - Nesta etapa, junte a salsinha, dê uma misturadela e adicione, então, a farinha de trigo. É importante que você esteja mexendo rapidamente enquanto adiciona a farinha de trigo. Isso faz com que você elimine o maior número de bolinhas de farinha de trigo. Se você não conseguir eliminá-las durante o cozimento da massa não tem problema, você pode tirá-las depois na hora da montagem. Deixe a massa cozinhando por uns 5 minutos até que se solte por completo do fundo da panela e forme uma bola.


3 - Vire a massa sobre uma bancada limpa. Tão logo você consiga manusear a massa, inicie uma leve sova para que a massa não fique com uma crosta. Se for necessário, adicione mais farinha de trigo para poder manusear a massa com mais facilidade. Inicie a montagem.


Para a Montagem

Ingredientes

Cream Cheese o quanto baste (opcional)

100g de farinha de trigo (essa quantidade pode variar)

2 ovos batidos

Farinha de rosca para polvilhar


Modo de Preparo

1 - Separe uma porção de massa do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue. Sobre uma bancada limpa, sove um pouco a massa. Se a massa ainda estiver grudando na sua mão, adicione um pouco de farinha de trigo e vá sovando com cuidado. Coloque farinha até a massa não grudar mais.


2 - Abra a massa em formato circular e no centro deposite uma pequena quantidade de cream cheese e uma colherada do recheio de frango. Junte as bordas da massa e modele um cone. Remova o excesso da massa. Repita o procedimento com o restante da massa.


3 - Quando todas as coxinhas estiverem prontas, mergulhe, uma a uma, nos ovos batidos e, em seguida, as envolva na farinha de rosca. Remova o excesso de farinha e reserve.


4 - Frite em óleo quente ou congele para se deliciar quando tiver vontade!



POSTS RECENTES
bottom of page