top of page
  • @vitorcorrea13

Cuscuz de Couve-Flor


Essa receitinha de cuscuz de couve flor aqui já é uma velha conhecida aqui de casa, porém, estava um pouco esquecida... Com a chegada do meu mais novo livro da Rita Lobo entitulado "O que é que tem na geladeira", deparei-me com uma seleção de receitas que levam como base a couve flor e, dentre elas, a do cuscuz. Óbvio que eu desenterrei, pois já sabia da deliciosidade da receita.


Amigos, eu sempre brinco sobre doces em geral, falo sobre o quanto sou um formigão, mas, para se poder ter uma vida saudável e de qualidade, fazer refeições diversificando os ingredientes é de fundamental importância.


Sei e tenho consciência de que os alimentos estão muito caros, mas você não precisa comer filé mignon todos os dias para dizer que comeu bem, não é mesmo? Basta usar a criatividade e diversificar a preparação dos alimentos.


E é pensando nisso que eu aconselho vocês a investirem nesse livro. Falo isso porque eu consumo esse tipo de produto, mas, se você não quiser ou não estiver em condições de ter essa despesa, dá uma passadinha lá no site do panelinha. Todas as receitas, webséries e afins. Foi lá que eu me despertei pra cozinha. Super indico o site e os livros da Rita.


Bom, a receita não ficou em segundo plano, não! É que ela é tão fácil que eu até me empolguei com o resto... O passo a passo está bem detalhado aqui embaixo...


Partiu preparar?

Ingredientes

1 couve-flor média 1 colher (chá) de vinagre de vinho branco 1 dente de alho 2 colheres (sopa) de alcaparras 1 colher (sopa) de azeite raspas de 1 limão-taiti sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Retire e reserve as folhas e talos da couve-flor para outra preparação. Para cortar a cabeça em floretes, vire de cabeça para baixo e vá cortando em metades, até formar pedaços de cerca de 3 cm de diâmetro. Lave esses floretes em água corrente e reserve. 2. Leve uma panela pequena com 1 litro de água ao fogo alto. Quando ferver, junte 1 colher (chá) de sal e o vinagre. Coloque os floretes para cozinhar por apenas 2 minutos, escorra e passe por água corrente para esfriar - esse método é chamado de branqueamento e serve para deixar as cores dos legumes mais vivas e dar um pré-cozimento. 3. Num processador de alimentos, bata os floretes e o alho até formar uma farofa grossa. 4. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue a couve-flor processada por 2 minutos. 5. Abaixe o fogo, misture as alcaparras (sem o líquido) e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos - a couve-flor deve ficar macia e úmida. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Desligue o fogo, misture as raspas de limão e transfira para um prato.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300634)

POSTS RECENTES
bottom of page