top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo do Alan (Limão com Merengue Suíço)


Aniversário é uma data que eu nunca deixo passar batida, principalmente se for de alguma pessoa querida (além do meu, que é mês que vem, por sinal, hahahaha). O aniversariante em questão é uma das pessoas que mais me apoia e que me motiva a continuar correndo atrás dos meus sonhos. Por esse motivo, e por tantos outros, quis preparar uma surpresa mais que especial para essa pessoa que, pra mim, é muito mais que especial. Um bolo à altura de tudo que ele representa (ácido, kkkk brincadeirinha) pra mim. Tentei unir a sobremesa favorita dele numa receitinha pra lá de especial e o resultado não poderia ter saído melhor que a encomenda: um bolo mousse de limão coberto por merengue suíço bruleé. Que lindo esse nome né? E ele fez jus ao nome... Além de lindo, estava espetacular!


Poucas são as vezes que eu me permito comer sem culpa uma generosa fatia de bolo tarde da noite. Preciso confessar que, com esse bolo, não consegui controlar a gula e matei a fatia do dito cujo em plena madrugada. Mas assim: que sensação maravilhosa! Imaginem a cena comigo: a luz da cozinha apagada, apenas a luz da geladeira acesa. Eu sentado no chão em frente à geladeira comendo a fatia do prato do bolo mesmo (e sem talher!) achando que tava abafando até que a geladeira começou a apitar e me denunciou na calada da noite. kkkkk

Eu achei esse bolo tão lindo que fiz um book do dito cujo! E algumas das minhas fotos favoritas estão aqui...

Essa aqui é receitinha pra quem quer impressionar os amigos tamanha deliciosidade e beleza. Quando as pessoas olham ficam todas impressionadas, pois é um bolo que, apesar de simples, tem presença. E mais que isso: tem sabor!


O passo a passo é simples e está bem detalhado aqui na receita. E já sabem: quando fizerem, compartilhem e me marquem pra eu dar o meu like, ok? Grande beijo!

Só mais uma foto porque eu amei todas e foi difícil selecionar...

PARA A MASSA

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de fermento em pó 1 colher (café) de sal 100 g de manteiga em temperatura ambiente 1 xícara (chá) de açúcar 2 ovos 1/2 xícara (chá) de leite raspas de 1 limão manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte duas fôrma de 17 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. 2. Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve. 3. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. 4. Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para as fôrmas. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa. 5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 35 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos antes de desenformar.

Para o Recheio
Ingredientes
1 lata de leite condensado
200g de creme de leite
Suco de 1 limão thaiti
10g de gelatina em pó sem sabor
3 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo
1 - Numa panelinha, coloque a gelatina, a água e misture. Deixe hidratar por 5 minutos. Enquanto isso, coloque os demais ingredientes no copo do liquidificador e bata até formar um creme homogêneo.

2 - Após a gelatina estar hidratada, leve a panelinha ao fogo baixo e mexa sempre com uma espátula de silicone até derreter por completo. Nesse ponto, junte duas colheres do creme de limão até que toda a gelatina esteja incorporada.

3 - Junte à mistura de gelatina ao restante do creme e bata por mais 3 minutos.

4 - Coloque a primeira banda do bolo dentro da fôrma e, sobre ele, deposite o creme de limão. Leve à geladeira até começar a firmar (20 minutos). Feito isso, cubra o creme com a outra banda de bolo e retorne à geladeira para terminar de firmar (1 hora) antes de colocar a cobertura.

Para o Merengue Suíço
Ingredientes
3 claras
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

1. Leve uma panela pequena com água ao fogo médio - ela servirá de base para o banho-maria. 2. Numa tigela pequena, junte o açúcar à clara, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por cerca de 4 minutos, até ficar liso - cuidado para não cozinhar a clara. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se a clara está aquecida e sem grãozinhos de açúcar. 4. Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme.

5. Quando o bolo estiver com o creme firme, cubra todo o bolo com porções generosas do merengue. Com uma colher, faça movimentos circulares e puxe com a intenção de formar pequenos bicos. Quando todo o bolo estiver coberto, passe um maçarico até atingir a cor desejada. Leve para gelar por mais 30 minutos antes de servir.

POSTS RECENTES
bottom of page