top of page
  • @vitorcorrea13

Churros de Chocolate


Se me perguntarem qual a memória de doce que mais marcou a minha infância, amigos mamíferos, COM CERTEZA eu irei dizer churros! Sim, com bastante recheio de doce de leite e envolto num cobertor de açúcar e canela. E é por isso que eu resolvi compartilhar com vocês essa versão de churros que, além de ser de chocolate, ainda é assada... E não é só isso: tem também sanduíche de churros de chocolate recheado com creme de avelã... É doce pra formiga nenhuma colocar defeito!!!


Este era o doce que eu mais aguardava comer quando os parques de diversões e circos vinham visitar a minha cidade. Era sagrado: enquanto esperava diminuir o tamanho da fila do carrinho de choque, me deliciava com o mais delicioso churros. Chegava a sonhar com aquela combinação de sabores. Porém, conforme fui crescendo, não sei porque, não encontrei mais churros com aquele sabor de antigamente. E meio que perdi esse desejo pelo doce. Até que, há alguns meses descobri uma receitinha da Bolerie Fabíola, apresentadora do Fazendo a Festa do GNT, e, desde então, se tornou a minha receita favorita! Tanto que eu já adaptei inúmeras vezes, mas, pra mim, essa versão aqui conseguiu superar todas!




Quanto ao doce de leite, sugiro a preparação caseira. Pra mim, não existe melhor. Quando você testar, vai entender o que eu estou falando! Se não quiser utilizar doce de leite, pode utilizar outro tipo de doce: ganache de chocolate, beijinho ou, até mesmo, creme de avelã. Todas essas opções ficam deliciosas como acompanhamentos do churros.


Bom, chega de lero e bora aprender???


Ingredientes

1 xícara (chá) de água

115g de manteiga

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (café) de extrato de baunilha

1 colher (café) de sal

1 xícara (chá) de farinha de trigo

2 ovos

Açúcar e canela para polvilhar

150 g de doce de leite


Modo de preparo

1 - Pré aqueça o forno a 200 ºC. Numa panela, coloque a manteiga para derreter com a água, o sal, a baunilha, o chocolate e o açúcar.


2 - Quando começar a ferver e a manteiga estiver completamente derretida, coloque a farinha de uma só vez e mexa bem até desgrudar da panela.


3 - Desligue o fogo, adicione os ovos batidos e mexa bem.


4 - Coloque em um saco de confeitar com um bico pitanga grande. Forre uma assadeira com papel manteiga e, sobre ele, faça mini churros de 10 cm de comprimento.


5 - Leve ao forno entre 15 e 20 minutos. Após esfriarem, salpique com açúcar e canela. Sirva a seguir acompanhado de doce de leite.

(Receita adaptada da Confeiteira e apresentadora Fabíola Gouveia disponível em: Receitas GNT)

POSTS RECENTES
bottom of page