top of page
  • @vitorcorrea13

Gnocchi ao Molho de Ervas Finas


Ainda não é final de mês, mas aquela vontade louca de comer gnocchi atacou por aqui. Não que eu coma essa delícia apenas no dia 29, mas têm dias que o desejo irrefreável de comer um prato dessa massa é quase que impossível de controlar. E para não enjoar do tradicional (como se isso fosse possível), que tal substituir a batata inglesa pela bata baroa? Além de uma cor maravilhosa, o sabor fica incrível!

Como sugestão de molho para acompanhar essa deliciosidade, eu aposto num molho suave e aromático todo trabalhado no perfume e na leveza de algumas ervas. Basta picá-las do menor tamanho possível, misturá-las no molho branco e pronto! Um belo exemplar de molho está mais que preparado para tornar a sua refeição ainda mais apetitosa!


Como o preparo é simples, não tenho muito a acrescentar sobre a receita. Apenas testem e depois me digam o que acharam.

Para o Molho e Montagem

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 500mL de leite integral 1 pitada de noz-moscada sal e pimenta-do-reino a gosto

1 talo de salsinha picadinho

Alecrim a gosto

1 colher (café) de orégano desidratado

Modo de Preparo

1. Na tábua de corte, pique bem as ervas e reserve. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa por 2 minutos com uma colher de bambu ou espátula de silicone. 2. Retire a panela do fogo e, sem parar de mexer, acrescente metade do leite . Mexa vigorosamente e, de preferência, com um batedor de arame . Aumente o fogo, volte a panela, junte o restante do leite e continue mexendo sem parar. 3. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando até engrossar um pouquinho (ele deve ficar ainda líquido).


4. Junte as ervas, misture e reserve.

Para o Gnocchi

Ingredientes

800g de batata salsa (mandioquinha, baroa) 1 gema levemente batida 150g de farinha de trigo
2 talos de salsinha bem picadinhos sal a gosto
Noz moscada a gosto
Pimenta do Reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque as batatas e corte em pedaços pequenos. 2. Transfira os pedaços de batata para uma panela grande com água salgada e fria. Leve ao fogo alto e, quando ferver, comece a checar o ponto da batata. Ela deve ser facilmente perfurada com a ponta de uma faca. Geralmente, 10 minutos é o suficiente. 3. Escorra bem a água do cozimento e passe-as por um espremedor de batatas quando elas estiverem de mornas para frias. A seguir, deixe as batatas espremidas sobre a superfície de trabalho para que esfriem por completo e o excesso de água evapore. Eu costumo deixar por bastante tempo. 4. Abra um buraco no centro, coloque os outros ingredientes e trabalhe a massa com as mãos. Não trabalhe muito a massa, apenas o suficiente para deixá-la homogênea. 5. Lave as mãos, seque-as e enfarinhe a superfície de trabalho. Faça vários rolinhos e, com uma faca afiada, corte os pedaços na diagonal (cada um deverá ter 2,5 cm em média). Disponha sobre assadeiras enfarinhadas para não grudar. 6. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e vá depositando no molho. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Sirva a seguir acompanhado de queijo parmesão ralado na hora.

POSTS RECENTES
bottom of page