top of page
  • @vitorcorrea13

Farofinha de Milho Verde

Sabe aquela receitinha que é a cara da estação??? Então... Não sei de vocês, mas eu cresci passando as férias na nossa casa de praia. E como a gente fazia questão de torrar na beira do mar, muitas comidinhas se faziam necessárias para poder termos energia suficiente para dar conta dos muitos mergulhos e castelos de areia... Hahaha... Brincadeiras à parte, minha mãe sempre fazia questão de levar algo para enrolar a fome enquanto a comida não ficava pronta. Essa farofinha de milho, que eu vi há pouco no livro da Rita Lobo, super fazia sucesso! Também pudera: milho + praia = casamento perfeito!

Na receita da Rita, o viradinho fica bem úmido. Mas eu prefiro assim como na foto: úmida, porém mais sequinha... Isso é questão de gosto...


Essa farofinha, ou viradinho, é um baita coringão na cozinha, pois pode servir de acompanhamento para um monte de pratos!


E se você, assim como eu, também é apaixonado por milho, testa essa receita aqui, pois eu tenho certeza de que ela vai ganhar seu coração!

Ingredientes

4 espigas de milho (cerca de 2 xícaras (chá) de milho debulhado, caso queira usar o congelado) 1 cebola 1 1/2 colher (sopa) de manteiga 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada 2 xícaras (chá) de água 1/2 maço de salsinha sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Numa tábua (ou dentro de uma assadeira grande), apoie uma das espigas de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho). Transfira os grãos para uma tigela e repita com as outras espigas. 2. Descasque e pique fino a cebola. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha. 3. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, junte a manteiga, a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, mexendo bem, até murchar. Acrescente os grãos de milho e refogue por cerca de 5 minutos, até que o milho ganhe um tom mais vivo. 4. Regue com a água, misture e deixe os grãos cozinharem por cerca de 5 minutos - a água não deve secar, pois vai umedecer a farinha no próximo passo. Acrescente a salsinha picada e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. 5. Mantenha a panela em fogo baixo e junte a farinha de milho flocada aos poucos, sem parar de mexer - o virado deve ficar bem úmido. Desligue o fogo, transfira para uma travessa e sirva a seguir.

Receita da apresentadora Rita Lobo presente no site http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300962
POSTS RECENTES
bottom of page